Por Claudia Weinman, para Desacato. info, com transmissão ao vivo de Tiago Nhandewa, da Mídia Nativa ON.
A Deputada Joenia Wapichana (REDE-RR), informou, durante transmissão ao vivo da Mídia Nativa ON, sobre o cancelamento da votação do PL 490, prevista para essa tarde de terça-feira, 22 de junho. “Estou sem voz, estou muito angustiada, muitos companheiros feridos. A CCJ foi cancelada hoje, mas nós vamos trabalhar para o projeto não voltar para a pauta”, disse ela.
O pronunciamento da deputada ocorreu logo após o ataque da polícia contra os povos indígenas que fazem parte do movimento Levante pela Terra, na capital federal. A polícia jogou bomba contra crianças e indígenas desmaiaram durante o ataque. “Temos um parente que está convulsionando por conta das bombas, está com princípio de infarto e mesmo assim, a polícia não deixa que os paramédicos façam o atendimento adequado” – denunciou Dinamam Tuxá, Liderança da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil(Apib).
Kretã Kaingang, que também faz parte da coordenação executiva da Apib, reforçou a importância da luta dos povos indígenas para barrar a aprovação do PL 490. “Se não tivesse acontecido a luta, tinha passado. Muitos jovens estão aprendendo que a tarefa de um guerreiro é lutar até a morte, pelos nosso ancestrais que deram a vida por nós. Por isso esse PL não vai ser aprovado”, enfatizou.
Leia mais sobre o ataque da polícia contra os povos indígenas em Brasília hoje: