A RBS, correspondente guasca do PIG, esta sob investigação. É a Operação Zelotes. Tráfico de influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro são os crimes investigados. Para tirar o foco das acusações de corrupção contra ela mesma, a RBS continua seu repertório de ataques ao Governo Federal e ao PT, ao mesmo tempo em que continua seu beneplácito ao caloteiro governador do Rio Grande. Deviam ter vergonha na cara. Mas a sua hipocrisia, sua soberba e sua associação (seria criminosa?) com outros próceres biliardários gaúchos como Gerdau e Marcopolo entre outros, a faz esconder do povo gaúcho a verdade que só aparece subliminarmente em outros órgãos midiáticos. Vai colada abaixo, a matéria do Correio do Povo sobre o tema:
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Corregedoria do Ministério da Fazenda e Receita Federal, realiza nesta quinta-feira novas buscas no âmbito da operação Zelotes. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em escritórios de contabilidade: cinco em Brasília (DF), um em São Paulo (SP) e três em Santo Ângelo (RS). Também foi solicitada a quebra de sigilo fiscal, bancário e telemático de todo o material apreendido.
O objetivo é arrecadar documentos contábeis de algumas empresas investigadas para auxiliar as análises e perícias do interesse da investigação que apura denúncias de manipulação em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Com essas medidas, os investigadores esperam ter acesso a materiais que possam reforçar as provas sobre o envolvimento de 12 empresas e 11 pessoas físicas no esquema fraudento que vinha causando potenciais lesões aos cofres públicos’.
Zelotes
A operação Zelotes foi deflagrada em 26 de março pela Polícia Federal (PF). Os trabalhos apuram se integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) receberam suborno para suspender julgamentos e alterar votos para favorecer empresas autuadas pela Receita Federal. Órgão ligado ao Ministério da Fazenda, o Carf é uma espécie de tribunal administrativo que julga débitos tributários de empresas com o Fisco.
Entre as empresas gaúchas investigadas estão RBS, Gerdau e Marcopolo. Os crimes apurados são de Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.
Fonte: LuizMullerPT
Imagem: Reprodução