A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a página Sleeping Giants Brasil, grupo que expõe anunciantes que veiculam publicidade em sites que usam notícias falsas e teorias da conspiração de extrema direita.
A investigação foi aberta no dia 25 de maio, na Delegacia da PF em Londrina (PR), uma semana após o grupo surgir no Twitter e denunciar que o Banco do Brasil anunciava em um site que apoia o presidente Jair Bolsonaro e que já tinha sido condenado na Justiça por disseminar notícias falsas.
O assunto chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a suspensão da publicidade. Desde então, o grupo virou alvo de bolsonaristas.
O inquérito acabou arquivado em julho, a pedido do Ministério Público Federal e por decisão da Justiça. De acordo com o site The Intercept Brasil, por pelo menos um mês a PF tocou a investigação.
Olavo de Carvalho
Outro momento que a página virou foco de críticas dos bolsonaristas foi quando o PayPal bloqueou o acesso do escritor Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, à sua plataforma de pagamentos.
A medida foi tomada depois de uma série de alertas feitos pelo Sleeping Giants Brasil sobre o que considerava discursos de intolerância.
—