O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, lembrou aos peruanos que os povos têm o que são capazes de arrancar, em mensagem que circulou aqui hoje, antes da votação para a presidência de domingo.
‘Os povos têm o que são capazes de arrancar e vocês têm a oportunidade de uma mudança que inicie um caminho de esperança. Boa sorte e coloquem tudo o que têm a favor da causa do povo’, disse Mujica em um texto de incentivo transmitido a através de um vídeo para o povo do Peru.
O veterano dirigente evocou a importância das antigas culturas peruanas esmagadas pelo colonialismo e cuja história orgulha os latino-americanos.
‘O compromisso que têm pela frente nessa luta eleitoral, que não é odiar ninguém nem esmagar ninguém, é lutar por um Peru que saia do subdesenvolvimento, lembrem-se das questões sociais, dos negligenciados’, acrescentou.
Ele observou que este país, atingido pela ferida da corrupção, tem a opção de virar a página da história ‘para abrir um tempo de esperança’.
O ex-presidente uruguaio, por outro lado, manteve conversa por videochamada com o candidato à presidência Pedro Castillo, a quem reiterou seu apoio, anunciado assim que se divulgou o triunfo do professor rural no primeiro turno eleitoral, em 11 de abril.
Castillo enfrentará a neoliberal Keiko Fujimori no domingo, em um segundo turno muito disputado, segundo previsões de pesquisas privadas.