Nota: Partido dos (as) Trabalhadores (as) de Chapecó
O Partido dos Trabalhadores de Chapecó sempre esteve ao lado do povo trabalhador, em especial, daqueles que mais precisam de políticas públicas. Sempre defendemos uma Chapecó livre do ódio e para todos e todas. A dimensão da luta coletiva aliada ao bem da população tem sido a principal marca de nosso partido. Portanto, viemos à público manifestar nosso posicionamento político com relação ao pleito eleitoral 2020.
Nos últimos 16 anos Chapecó é governada pelo mesmo grupo político que não coloca o povo no centro da estratégia de governo. Os problemas da população chapecoense são pela ausência do poder público nos bairros, nas comunidades e nos diferentes espaços, urbanos e rurais. Ainda enfrentamos todas as dificuldades impostas ao campo da esquerda nesses últimos anos, em especial o Golpe à Presidenta Dilma (2016), até a chegada da extrema direita ao poder em 2018.
Em Chapecó, construímos um Partido comprometido com a população, com as lutas sociais e com a causa do povo trabalhador. Neste momento, em uma decisão histórica e de profunda grandeza reafirmamos que a melhor opção é unificar as forças progressistas de esquerda, pois somente assim conseguiremos vencer. A nossa bandeira é a democracia, lutamos por igualdade, por justiça e queremos uma Chapecó melhor, mais humana, liberta e para todos e todas.
O PT sempre teve candidato à prefeito(a) em Chapecó. Ao longo da nossa caminhada aqui no município, inclusive nos oito anos que governamos, caminhamos junto com partidos e organizações comprometidos com as causas do povo. Chegou a hora de nos juntarmos mais uma vez e caminharmos na mesma direção para avançar e conquistar a prefeitura de Chapecó.
Em uma decisão coletiva histórica com grandeza e sabedoria política, racionalidade e determinação, na busca por um debate estratégico, por uma Chapecó melhor e pela liberdade do povo trabalhador, o Partido do Trabalhadores decidiu se unir aos partidos do campo popular no município para disputar as eleições municipais abrindo mão da candidatura à prefeito que vinha sendo construída com o companheiro Deputado Federal Pedro Uczai.
Após amplo debate interno e de forma democrática o PT decidiu fortalecer a frente de oposição e por isso participa do pleito municipal deste ano indicando o companheiro Pedro Uczai como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-deputado federal Cláudio Vignatti (PSB). A presença de uma das maiores lideranças políticas do PT em Chapecó e único deputado federal do partido em Santa Catarina na chapa majoritária dão a dimensão do nosso compromisso e responsabilidade com a construção da unidade dos partidos do campo popular.
Convocamos toda nossa militância e o povo de Chapecó para nos unirmos e somarmos forças neste momento tão importante. Até a vitória!
Ana Elsa Munarini/ Presidente da Comissão Executiva/ Partido dos Trabalhadores – Chapecó.