Paulo César Feital e Lucas Bueno: pisam no chão Brasil de pés descalços, por Luiz Carlos Prestes Filho

Paulo César Feital e Lucas Bueno: pisam no chão Brasil de pés descalços, por Luiz Carlos Prestes Filho

Lucas Bueno e Paulo César Feital. Foto: Divulgação

Por Luis Carlos Prestes Filho

Existe uma sensação criança nas obras realizadas pela dupla Paulo César Feital e Lucas Bueno. Para o primeiro as referências são as crianças de 100 anos atrás, para o segundo são as crianças de 30 anos.

Para o primeiro é a memória da escravidão; da Tia Ciata; da Semana de Arte Moderna; da fundação do primeiro partido de esquerda no pais – o Partido Comunista Brasileiro (PCB); do levante dos 18 do Forte de Copacabana; da Coluna Prestes; da Revolta Armada Comunista de 1935; e da resistência aos golpistas de 1964. Para o segundo é a memória das lutas pela Anistia Política de 1979; da campanha das “Diretas Já”; e das eleições democráticas dos últimos 30 anos.

Foto: Divulgação

Todos esses fatos elencados vêm à cabeça quando ouvimos o conjunto de obras gravadas.

O Feital e o Lucas dialogam sobre as inquietações das gerações que construíram o que vivenciamos hoje no país. Eles não têm qualquer receio de expor a contradição da contradição do momento que vivemos.

Na minha opinião eles apresentam recortes exatos da realidade, fotografam temas e as personagens fundamentais das lutas que travamos para chegar até este ano de 2019.

Claro, vão além. Ao nominalmente evocar os nomes de mulheres e homens que deram corpo a alma brasileira eles fundem suas gerações. Em determinado momento o Feital passa a ser um jovem inexperiente e ingênuo. O Lucas um homem vivido/cansado de apanhar.

Quem é o corpo e quem é a sombra? Quem mais viveu e quem mais estudou? Quem mais amou e quem mais sonhou? Fica a dúvida quando terminamos a audição.

Fica – também – a certeza de que as crianças de 100 anos atrás e as crianças de 30 anos atrás eram diferentes. Mas todas elas andavam de pés descalços pelos chãos de terra batida do Brasil.

Tirem os sapatos para ouvir esse conjunto de fé e de convicção. O Brasil já deu certo!

*Especialista em Economia da Cultura e filho do Cavaleiro da Esperança Luiz Carlos Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.