As eleições regionais na Bolívia consolidaram o Movimento ao Socialismo (MAS) como a mais poderosa força política nacional. O Supremo Tribunal Eleitoral informou que o resultado oficial da apuração vai demorar alguns dias.
O MAS ganhou na maioria dos governos locais e tudo indica que a maioria das 339 prefeituras fiquem sob seu domínio, o que garante a posição de principal partido do país, afirmou o vice-presidente Álvaro García Linera.
De acordo com Linera, “há uma força política com dimensão nacional, que é o MAS, e várias forças políticas opositoras fragmentadas”.
Segundo o vice-presidente, a derrota nas prefeituras de La Paz e El Alto, deve-se à debilidade na formação de lideranças políticas locais”.
O vice-presidente destacou também que “houve uma ampla participação da população, as eleições transcorreram tranquilamente, apesar de algumas organizações terem chamado à desordem.
Ele destacou ainda que a eleição “consolida a Bolívia como um dos países mais democráticos do mundo. Calculamos que tivemos uma participação entre 85 e 90 por cento do eleitorado”.
Do Portal Vermelho, com Prensa Latina