Por Wálmaro Paz.
Entre os candidatos presidenciais, somente Jovenel Moïse (PHTK) concordou com os resultados preliminares divulgados pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP) que lhe deram vantagem sobre o segundo colocado Jude Celestin (Lapeh). Todos os outros entraram com contestações no CEP.
O candidato Jude Celestin contestou o resultado divulgado em uma entrevista coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (06/11). Logo após a entrevista, centenas de apoiadores de sua candidatura ganharam as ruas da capital haitiana destruindo as propagandas de Moïse.
Eles juntaram-se aos partidários de Moïse Jean Charles (Petit Dessalines), que protestavam em um dos bairros mais populosos da capital, e aos de Marise Narcysse (Fanmi Lavalas), que agitavam a localidade de Tabarre, próximo à sede de seu partido.
A Polícia Nacional do Haiti usou gás de pimenta em Porto Príncipe para dispersar as manifestações. Em algumas das principais cidades do país (Saint Marc, Gonaïves e Cabo Haitiano) também houve protestos contra os resultados.
Somente após o fim do prazo para contestações do resultado – a próxima segunda-feira (09/11) -, deverá ser divulgado o resultado final deste primeiro turno das eleições presidenciais.
Foto: Reprodução/Opera Mundi
Fonte: Opera Mundi