Partidários de candidatos derrotados nas eleições presidenciais do Haiti protestam nas ruas

Por Wálmaro Paz.

Entre os candidatos presidenciais, somente Jovenel Moïse (PHTK) concordou com os resultados preliminares divulgados pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP) que lhe deram vantagem sobre o segundo colocado Jude Celestin (Lapeh). Todos os outros entraram com contestações no CEP.

O candidato Jude Celestin contestou o resultado divulgado em uma entrevista coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (06/11). Logo após a entrevista, centenas de apoiadores de sua candidatura ganharam as ruas da capital haitiana destruindo as propagandas de Moïse.

Eles juntaram-se aos partidários de Moïse Jean Charles (Petit Dessalines), que protestavam em um dos bairros mais populosos da capital, e aos de Marise Narcysse (Fanmi Lavalas), que agitavam a localidade de Tabarre, próximo à sede de seu partido.

A Polícia Nacional do Haiti usou gás de pimenta em Porto Príncipe para dispersar as manifestações. Em algumas das principais cidades do país (Saint Marc, Gonaïves e Cabo Haitiano) também houve protestos contra os resultados.

Somente após o fim do prazo para contestações do resultado – a próxima segunda-feira (09/11) -, deverá ser divulgado o resultado final deste primeiro turno das eleições presidenciais.

Foto: Reprodução/Opera Mundi

Fonte: Opera Mundi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.