Parlamentares ingleses dizem que ‘destino de Lula é o mesmo da democracia brasileira’

Em carta, membros do parlamentos inglês, ativistas de direitos humanos e sindicalistas protestam contra prisão de Lula.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Uma carta assinada por inúmeros parlamentares ingleses, intelectuais e ativistas de direitos humanos no jornal inglês The Guardian protestou contra a ameaça de prisão a Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que “o destino de Lula é exatamente o mesmo da democracia brasileira”.

O documento também ressalta que, desde o golpe que vitimou a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente foi “sujeitado a uma campanha coordenada contra ele, na qual seus direitos humanos mais básicos foram violados. Por conta disso, Lula foi sujeitado a perseguição judicial e uma condenação política”. “Nós acreditamos que o povo brasileiro deve poder decidir sobre seu futuro”, conclui a carta, que é assinada por quatro deputados, dois senadores e diversos sindicalistas, advogados, professores universitários e ativistas dos direitos humanos.

Ameaça da direita

O diário também trouxe a análise do jornalista Richard Bourne, responsável pela biografia de Lula em língua inglesa [Lula do Brasil: A História Até Agora, em tradução livre], sobre a prisão de Lula. Ele espera que esse episódio possa fazer a esquerda brasileira acordar.

“Ao escrever sua biografia , pude entrar em contato com seus feitos, desde seu papel na luta para derrubar a ditadura militar, até suas políticas que tiveram enorme sucesso em conseguir diminuir a desigualdade no país, assim como seu papel em promover o país em nível global”, afirmou.

Bourne, que se preocupa com o ascenso da direita no Brasil, afirmou esperar que os partidos de esquerda consigam retomar o idealismo e lutar contra aqueles que tentam derrubar Lula com um novo projeto de justiça social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.