Para ‘substituir’ petróleo russo, EUA pedem ao Brasil para aumentar produção, diz ministro

Foto: Reprodução/Redes sociais Jair Bolsonaro

Washington e o Brasil discutiram o papel do país sul-americano em manter os preços globais do petróleo sob controle.

Com as sanções norte-americanas e de seus aliados sobre o petróleo russo, a demanda pela matéria-prima atingiu níveis recordes, e o valor do produto passou de US$ 100 (R$ 462) o barril.
Em entrevista para a Reuters, o ministro de Energia brasileiro, Bento Albuquerque, confirmou o diálogo com o governo norte-americano para aumentar a produção brasileira.

“Já tive duas reuniões com a secretária de energia [Jennifer] Granholm, e temos conversado sobre isso, a importância de estabilizar a oferta e demanda de petróleo e gás no mundo”, disse.

O Brasil tem uma produção atual de cerca de 3 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). O país tem como meta um aumento de 10% para 3,3 milhões de bpd em 2022.
Questionado se os Estados Unidos entraram em contato para falar sobre potenciais aumentos de produção, Albuquerque disse que os dois países estão cooperando.

Segundo a publicação, os comentários de Albuquerque sublinham a amplitude da “campanha diplomática” do governo Biden para encontrar alternativas ao petróleo russo.
Albuquerque, no entanto, disse que um impulso dramático de curto prazo seria logisticamente difícil.
“Aumentar a produção não é como um interruptor que você pode girar. Temos investido muito em nossos setores de petróleo e gás nos últimos três anos, e é por isso que o Brasil está aumentando sua produção e continuamos aumentando a produção para o próximos anos”, disse o ministro.
Em visita à Índia, Albuquerque criticou os atuais preços dos barris e disse que gostaria de ver mais investimentos indianos no setor de petróleo e gás do Brasil.
Nova Deli obtém apenas uma fração de suas importações de petróleo do Brasil e recentemente expandiu o seu comércio com a Rússia, segundo informações da imprensa indiana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.