Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
As populações que residem nos municípios de Descanso e Belmonte, localizados ao Extremo-oeste de Santa Catarina, ainda tentam se levantar após o tornado que atingiu a região no dia 10 de junho. O tornado de 130 km/h, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do município de Descanso, por intermédio de seu representante, Élcio Jeziur, teve duração de 15 minutos, 397 danos registrados em casas, galpões, comércios e outros. Em Belmonte, o número chegou a 200 imóveis destruídos, felizmente, nenhuma morte foi registrada. Além da pandemia do novo coronavírus, os temporais castigam o interior de Santa Catarina. No dia 30 de junho, em Chapecó, no Oeste catarinense, uma senhora de 78 anos faleceu após ser atingida por uma árvore durante um vendaval, com rajadas de 77km/h.
O cenário de tragédias não cessa. No dia primeiro de julho, o Conselho Indigenista Missionário – Cimi Sul, esteve no acampamento Guarani, localizado na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó, onde registrou 15 barracos desmanchados pelo temporal. Nesse período, além da pandemia e temporais, o frio também apresenta-se como inimigo, as temperaturas nos últimos dias chegaram a 2ºC.
As famílias ainda estão reconstruindo as moradias porém, nesta semana, a previsão que consta no site da Epagri/Ciram, aponta para um novo ciclone extratropical formando-se próximo do litoral do Rio Grande do Sul, o que pode provocar ventos entre 60 e 80 km/h entre a noite desta terça-feira, dia 7, e durante a quarta-feira, dia 8, conforme os dados listados abaixo:
Atenção: temporal isolado, rajadas persistentes de vento
(Dados: Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas da Epagri/Ciram)
Aviso 1
Atenção: temporal isolado
Início: 06/07/2020 às 21:00h
Fim: 07/07/2020 às 23:59 h
Região: Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.
Previsão: chuva mais persistente, moderada a forte em alguns momentos, com totais elevados em curto intervalo de tempo. Risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento forte e granizo, começando no Oeste a partir da noite desta segunda (06), estendendo-se as outras regiões na terça-feira (07).
Aviso 2
Atenção: rajadas persistentes de vento
Início: 07/07/2020 às 00:00h
Fim: 08/07/2020 às 23:59 h
Região: todas.
Previsão: vento de sudeste a norte (SE/N), com rajadas persistentes de 50 a 70km/h, na terça-feira (07). Na quarta-feira (08), vento de noroeste a sudoeste (NW/SW), com rajadas de 60 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral.
Sistema: formação de um novo ciclone extratropical próximo do litoral do RS. Ressalta-se que esse ciclone não é intenso como o da última semana, e que os vendavais que atingiram SC estiveram associados fortes linhas de instabilidade devido ao deslocamento de uma frente fria, que estava ligada ao intenso ciclone extratropical no Litoral do RS.
Bolsonaro em Santa Catarina
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobrevoou no sábado, dia 4 de julho, algumas das áreas atingidas pelo ciclone em Santa Catarina. Uma jornada de apenas duas horas e uma publicação no Twitter onde Bolsonaro confere à “Deus” o conforto às famílias.
B- O @govbr intensifica o trabalho de recuperação dos estragos causados. Que Deus conforte as famílias das vítimas desta e de toda situação que o país atravessa atualmente!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 4, 2020
Na imprensa tradicional, a visita de Bolsonaro é noticiada como se fosse uma resposta à reaproximação dele com o Govenador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL). Moisés acompanhou a visita de Bolsonaro por videoconferência após diagnóstico de covid-19. Jair Bolsonaro também testou positivo e divulgação ocorreu nesta terça-feira, dia 7 de julho. Bolsonaro desfilou por Santa Catarina, enquanto o governador Moisés recupera-se, com toda estrutura, do novo coronavírus.