com Margarita Valencia ( Equador)
Data: 11 de junho de 2012 (segunda-feira)
Horário: 19:00hs
Local: Auditório do Colégio Aplicação da UFSC
Atividade Gratuita!
A EDUCAÇÃO ATIVA COMO ALTERNATIVA DE CONVIVENCIA NO AMOR E O RESPEITO ENTRE ADULTOS E CRIANCAS
Uma proposta que está revolucionando os atuais conceitos de aprendizagem e educação no mundo.
É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.
Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação ativa, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturama, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.
Esta palestra apresentará um conteúdo sobre a Educação Ativa como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, , como uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.
A palestra abordará perguntas relativas ao surgimento e proposta da educação livre, que pretende quebrar com as estruturas vigentes de educação no mundo. Objetivará também esclarecer mal-entendidos em relação a mesma, descrevendo como a educação ativa foca em regras e limites claros que vão ao encontro das necessidades das crianças e ajuda a acompanhar seu processo de crescimento e harmonia com su entorno.
Serão também apresentados elementos importantes para resolver os inúmeros desafios no lar e na escola, como os de criar ambientes que satisfaçam as necessidades individuais de acordo com a idade e permitir a autonomia necessária para que a aprendizagem se faça de dentro para fora.
Margarita Valencia
Tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, www.fundacionpestalozzi.com no Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo.
Em 2010 Margarita realizou vários encontros com pais em Brasil (São Paulo, Bahia, Florianópolis e Paraná) Vive atualmente no Equador, de onde presta assessoria via internet a pais e mães de família, fazendo um acompanhamento a projetos familiares e consultas particulares. É mãe e professora de seu filho Omkar, de 11 anos, com quem faz educação em casa.
Maiores Informações:
Ligia ([email protected] – 96644233)
Eduardo ([email protected] – 9908-2984)
Leandro ([email protected] – 9915-2039 )
Realização:
Grupo de Formação em Pedagogia Libertária