O Instituto Memória e Direitos Humanos convida para a abertura do Ciclo de Palestras “América Latina: pandemia, militarização e direitos humanos”:
Panorama dos direitos humanos durante a pandemia nas Américas
Palestra com Paulo Abrão
Sobre o palestrante: Secretário Executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (2016-2020)
Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2007-2016)
Secretário Nacional de Justiça (2011-2014)
Foi presidente do Comitê Nacional para os Refugiados e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Pessoas Portadoras de Deficiência e do Conselho Nacional de Imigração. Foi Diretor Nacional do Programa de Cooperação Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil da Organização das Nações Unidas contra Drogas e Crime Organizado. Doutor em Direito e professor universitário.
19 outubro, segunda-feira, 11:00
Moderação: Anaís Passos (UFSC)
Assista no Canal YouTube do IMDH: https://bit.ly/YouTubeIMDH
Apoio: UFSC e UDESC
Mais informações em imdh.ufsc.br, facebook.com/imdhufsc, instagram.com/imdh.ufsc, twitter.com/ImdhUfsc e no email [email protected]
O Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC (IMDH – UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, convida para o webinar “Missões militares: política e segurança” com Maud Chirio (Université de Paris Est) e Anaís Passos (UFSC). O debate será moderado por Tiago Borges (UFSC).
Data e horário: 14/10 (quarta-feira) às 14h
O evento será transmitido ao vivo pelo youtube do IMDH nesse link: https://bit.ly/YouTubeIMDH
Sobre as palestrantes:
Maud Chirio diplomada da École Normale Supérieure de Paris (Ulm) e titular da Agrégation de História. Fez graduação em História e Sociologia (2000), possui Maîtrise e Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em História Contemporânea da Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne (2001 & 2004). Concluiu em novembro de 2009 um Doutorado na Universidade Paris 1, sobre a atuação política de ofícias durante o Regime Militar brasileiro (1964-1985). Atualmente é professor titular na Universidade de Marne-la-Vallée, membro do Laboratório Analyse Comparée des Pouvoirs (EA 3350) e do Laborátorio MASCIPO (UMR 8168).
Anaís Passos é Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciência Política, menção Sociologia Política Comparada, na Sciences Po Paris, associada ao Centre de Recherches Internationales, tendo defendido tese sobre o uso dos militares como policiais no Brasil e no México. Mestra em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Pós-doutoranda no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.
—