Países da OPEP+ ignoram o apelo de Trump para reduzir os preços do petróleo

Na terça-feira, a China e a Índia ainda suspenderam as compras de petróleo russo devido às sanções dos EUA

Foto: Ministro da Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saud – Arquivo Redcom

Fonte: REDCOM – 29/1/25

Numa reunião de ministros dos estados da OPEP+ foi decidido não alterar o plano atual. Segundo a entidade, a produção de petróleo aumentará apenas a partir de abril; Presumivelmente, a procura global por “ouro negro” aumentará este mês. A OPEP+ reúne membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, incluindo a Rússia.

Os preços do petróleo subiram este ano e a OPEP+ está em processo de corte de produção. No Fórum Económico Mundial em Davos, o Ministro da Economia da Arábia Saudita, Faisal al-Ibrahim, respondendo à exigência de Trump de aumentar o volume de combustível produzido, disse que devemos esforçar-nos para alcançar “estabilidade a longo prazo no mercado petrolífero”.

Os preços do petróleo subiram este ano, com o petróleo Brent atingindo quase US$ 83 o barril em 15 de janeiro, seu nível mais alto desde agosto, apoiados por preocupações sobre o impacto das sanções dos EUA à Rússia na oferta.

Na terça-feira, a China e a Índia ainda suspenderam as compras de petróleo russo devido às sanções dos EUA, provocando o aumento dos custos de transporte. Acha que os países da OPEP+ cederão à pressão de Washington?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.