Por Taiza Brito.
Para simbolizar o drama dos refugiados da guerra da Síria, os artistas Justus Becker e Oguz Sen pintaram um grande mural em frente à sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, na Alemanha. Nele, reproduzem a imagem do pequeno Aylan Kurdi, que morreu afogado junto com o irmão e a mãe na costa turca, em setembro de 2015, quando tentava chegar à Grécia.
O mural de 120 metros, estampado em uma parede às margens do rio Main, é visível desde a margem oposta, onde está o BCE. A pintura foi concluída na última quinta-feira (10), três dias depois do anúncio do acordo entre a União Europeia e Turquia para deportar os refugiados que chegarem a solo grego.
Segundo os artistas, o painel permanecerá no local até o próximo outono europeu, exposta a pedestres, motoristas e navegantes. E bem à vista das autoridades europeias que circulem em qualquer um dos 45 andares do edifício do banco. A guerra da Síria, que completou cinco anos nesta semana, já desalojou mais da metade da população do país e causou a morte de aproximadamente 300 mil pessoas.
—
Via: Mundo Afora