Oxfam: Israel matou mais crianças e mulheres do que em qualquer outro conflito recente em um único ano

Filme “Nascido em Gaza”. Foto: Reprodução

Uma nova análise da Oxfam considera que o exército israelense matou mais crianças e mulheres na Faixa de Gaza sitiada e bombardeada nos últimos 12 meses do que no período equivalente de qualquer outra guerra nas últimas duas décadas.

Em um comunicado, a ONG disse que números conservadores estimam o número de crianças e mulheres mortas em ataques israelenses em Gaza em mais de 11.000 e 6.000, respectivamente.

Leia mais: O Hezbollah negou na terça-feira que forças israelenses tenham entrado no Líbano.

Os números estimados de 2004 a 2021 sobre mortes diretas em conflitos, da pesquisa da Small Arms, mostram que o maior número de mulheres mortas em um único ano foi de mais de 2.600 no Iraque em 2016, disse a Oxfam.

A ONG acrescentou que um relatório da Every Casualty Counts examinou informações sobre mais de 11.000 crianças mortas nos primeiros 30 meses da guerra na Síria, uma média de mais de 4.700 mortes por ano. Os relatórios da ONU sobre Crianças e Conflito Armado nos últimos 18 anos mostram que nenhum outro conflito matou um número maior de crianças em 12 meses, disse a Oxfam.

“Esses números impressionantes são assustadores e de partir o coração”, disse Sally Abi Khalil, diretora da Oxfam para o Oriente Médio e Norte da África.

“Atores influentes na comunidade internacional não apenas falharam em responsabilizar Israel, como também são cúmplices das atrocidades ao continuarem a fornecer armas incondicionalmente. Levará gerações para se recuperar dos impactos devastadores desta guerra e ainda não há um cessar-fogo à vista.”

Forças israelenses pedem que moradores do sul do Líbano evacuem

O exército israelense emitiu um aviso “urgente” aos moradores de 25 aldeias no sul do Líbano para evacuarem suas casas imediatamente.

“As FDIs [exército israelense] não querem machucá-los, e para sua própria segurança vocês devem evacuar suas casas imediatamente”, disse a declaração publicada no X. “Qualquer casa usada pelo Hezbollah para suas necessidades militares deve ser alvo.”

Acrescentou que os moradores devem se dirigir imediatamente para o norte do Rio Awali.

“Tenha cuidado, você não tem permissão para ir para o sul. Ir para o sul pode colocar sua vida em perigo”, dizia. “Nós o avisaremos quando for seguro retornar para casa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.