Por Koldo Campos Sagaseta.
A 9ª Cúpula das Américas será realizada em Los Angeles no início de junho, mas Cuba, Venezuela e Nicarágua não comparecerão porque o presidente dos EUA e seu governo decidiram contra toda razão e lei. Se no ano passado os Estados Unidos organizaram uma cúpula para a democracia americana da qual excluíram, além dos países acima mencionados, Bolívia, Haiti, El Salvador, Guatemala e Honduras, nesta ocasião o veto se concentrou no “eixo do mal” americano que, como é bem conhecido, aproveita estas cúpulas para fazer distúrbios de muito mau gosto, chamando o comércio de pilhagem, a cooperação de chantagem e o livre mercado de saque e espoliação.
Sem a presença desses países, os bandidos com licença que comparecerem à cúpula poderão exibir sua oratória fecunda sem que ninguém perturbe aquele “norte desordeiro e brutal”, mencionando o cheiro de enxofre ou mandando o Mr. President para o inferno.
É uma cúpula projetada pelo império que somente as colônias americanas que perderam a memória e a vergonha, ou enclaves com um status suficientemente servil e ambicioso para continuar a dobrar o pescoço e mostrar sua gratidão, poderão participar. A monarquia espanhola também não estará ausente do encontro com as colônias americanas, mesmo que não haja mais ninguém presente para ser silenciado.
(Preso politikoak aske)
Koldo Campos Sagaseta é escritor e jornalista basco-dominicano.
A opinião do/a/s autor/a/s não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.
—