Documentário produzido de forma independente conta a história do comandante negro da Guerrilha do Araguaia; plataforma usada para arrecadar dinheiro será o Catarse.
CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR COM A DISTRIBUIÇÃO DO FILME
Os diretores do documentário “Osvaldão” — Ana Petta, Vandré Fernandes, Fábio Bardella e Andre Michiles — lançaram nesta segunda-feira, 5 de outubro, um financiamento coletivo via internet para levar o filme a sete estados brasileiros. O objetivo é que o longa-metragem chegue aos cinemas de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). A expectativa é que a primeira exibição seja realizada na capital paulista em novembro, mês da Consciência Negra.
A plataforma escolhida para a arrecadação foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos deste tipo. O endereço para contribuir é osvaldao.catarse.me. São sete campanhas simultâneas. Em cada uma das cidades a meta é conseguir R$ 10.458, o que vai garantir que o filme entre em cartaz. Os recursos arrecadados serão utilizados para lançar o filme no circuito comercial.
“Nós pedimos a contribuição financeira de todos os que gostariam de levar o “Osvaldão” para os cinemas do Brasil. Desejamos que, por meio da tela de cinema, a juventude e o nosso país possam conhecer a história de um brasileiro que lutou bravamente pela nossa democracia”, afirma a diretora Ana Petta.
Leia a carta dos diretores explicando como funciona a campanha:
Caro apoiador,
Nós, os diretores do documentário “Osvaldão”, estamos fazendo um financiamento coletivo via internet para levar o filme aos cinemas do Brasil. A sua ajuda é muito importante para trazer o “Osvaldão” à sua cidade.
A plataforma escolhida para a arrecadação foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos deste tipo. O endereço para contribuir é osvaldao.catarse.me A nossa meta é conseguir R$ 10.458 por cidade, o que vai garantir que o filme entre em cartaz no circuito comercial.
Os recursos arrecadados serão utilizados para lançar o filme no circuito comercial, fazer a divulgação, produzir as cópias para exibição e o material gráfico, além de produzir as pré-estreias em cada uma destas cidades, que contarão com debates com a presença dos diretores.
RECOMPENSAS
Além de ajudar a distribuir o “Osvaldão” por todo o país, ao doar você terá o seu nome eternizado nos agradecimentos dos créditos finais do filme e também nas nossas redes sociais.
Você também será o nosso convidado para a pré-estreia ou a estreia. O seu nome constará na lista de convidados do evento.
Além disso, você recebe adesivo, cartaz exclusivo, camiseta personalizada e livro sobre a Guerrilha do Araguaia. Todas estas recompensas serão enviadas gratuitamente para a sua casa.
Doação acima de mil reais inclui a sua marca em todos os materiais gráficos do “Osvaldão”, enquanto aqueles que doarem 2,5 mil reais verão o seu logotipo nos créditos finais do filme.
SAIBA COMO DOAR
1 – Acesse a página: osvaldao.catarse.me
2 – Clique no botão Apoiar este projeto.
(Se você não estiver cadastrado no Catarse, você será direcionado para a página de cadastro.)
3 – Defina o valor do seu apoio e a sua recompensa. Clique em Revisar e realizar pagamento
4 – Preencha seus dados e clique em Próximos Passos
5 – Escolha a forma de pagamento para concluir o apoio (Cartão de crédito ou boleto bancário) e clique em Efetuar Pagamento
6 – Espalhe para todo mundo o gesto revolucionário que você acabou de fazer!
SOBRE OSVALDÃO
Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Foi temido pelos militares e o seu nome virou lenda na região. Moradores contam mitos, dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.
O longa-documentário resgata a sua trajetória. Os diretores foram recebidos por familiares na cidade natal de Passa Quatro (MG) e por amigos na capital fluminense, onde Osvaldão estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso e a sua liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens do guerrilheiro em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes.
SOBRE O DOCUMENTÁRIO
“Osvaldão” é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.
O músico Criolo faz participação especial e empresta ao Osvaldão. Outros artistas também participam emprestando a sua voz ao documentário, como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri. A realização é da Fundação Mauricio Grabois. A produção Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.
COLETIVO GAMELEIRA
O Coletivo cinematográfico Gameleira, responsável pela produção do documentário “Osvaldão”, é formado por diretores e produtores apaixonados pelo Brasil e interessados em um cinema colaborativo construído com arte, política e memória. Integram o grupo Ana Petta (“Repare Bem”), Andre Michiles (“Através”), Fabio Bardella (“Através”) e Vandré Fernandes (“Camponeses do Araguaia”).
FICHA TÉCNICA
Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles
Roteiro: Vandré Fernandes
Fotografia e Montagem: André Michiles e Fabio Bardella
Trilha Original: Daniel Altman
Vocais Especiais: Criolo, Antonio Pitanga, Leci Brandão, Renegado e Fernando Szegeri
Produção Executiva: Renata Petta, Ana Petta, Adalberto Monteiro e Leocir Costa Rosa
Realização: Fundação Maurício Grabois
Produção: Clementina Filmes
Coprodutora: Estrangeira Filmes
SERVIÇO
Campanha: Leve “Osvaldão” aos cinemas do Brasil
Catarse: https://osvaldao.catarse.me/
Facebook: https://www.facebook.com/ondeestaosvaldao?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/osvaldaofilme
E-mail: [email protected]
Imagem tomada de: outroladodanoticia.wordpress.com