A produção artística de um grupo de 19 crianças e adolescentes que participou das oficinas de arte e de música do Inspiração, projeto da Usina da Imaginação, OSC de Florianópolis, realizadas durante a pandemia, está disponível a partir desta semana nas principais plataformas de streaming e reunidas em uma galeria de arte online https://inspira.usinadaimaginacao.org/galeria/. Com oito faixas, o EP “Janelas ao Vento” está liberado no Spotify, Deezer e Apple Music, e três videoclipes estão no Youtube. O projeto ainda abrange uma exposição online com obras de arte plástica e uma série de nove curtas-documentários, que traz à tona as reflexões desse mesmo grupo sobre pandemia e arte e que pode ser acessada no Youtube.
O Inspiração é resultado de oficinas virtuais realizadas de abril a dezembro de 2020 com crianças e adolescentes de diferentes contextos sociais da capital catarinense. “Foram formados dois grupos – um de artes visuais e um de música. Em ambos, as crianças e adolescentes relataram a solidão que sentiram e a necessidade de se reelaborar e como a arte ajudou”, conta Rita de Cácia Oenning da Silva, diretora da Usina da Imaginação.
O EP “Janelas ao Vento” reúne composições em português e inglês de jovens com idade entre 10 a 17 anos. As canções, produzidas sob orientação do músico, compositor e professor Miguel Arruda (da MOCOIN – Mostra de Composição Infantil), com participação dos músicos Leonardo Aquino e Diogo Costa (do Estúdio Cacupê), transitam por diversos estilos.
Letras e melodias refletem sensações dos jovens sobre a pandemia, de como se sentiram no período e o que esperam do futuro. “Eles falaram de esperança em meio à tragédia e de como construir vínculos com as pessoas mesmo diante do isolamento social”, comenta Kurt Shaw, também diretor da Usina e coordenador do projeto, ao lado de Rita. As canções “Novo Futuro”, de Liam Ramsey, “Notos”, de João Barretta, e “Mar de Liberdade”, de Helena Iara, 11 anos, ganharam também videoclipes.
Os adolescentes ainda participaram de um workshop de trilha sonora, com o compositor potiguar radicado em Pernambuco Cláudio Rabeca e, em participação especial, a flautista, saxofonista e compositora paulista, radicada em Santa Catarina, Silvia Beraldo. A experiência resultou na trilha sonora do curta-metragem “Isa” , da série de documentários.
Exposição e série de documentários
Os trabalhos artísticos da exposição “Arte em Tempos de Pandemia” são resultado de oficina online de artes plásticas, ministrada por Rita da Silva (Usina da Imaginação e Flor do Vento) e pela artista Marion de Martino (Ateliê Kumbaripa).
As crianças, com idade entre 6 e 13 anos, receberam em casa um kit de materiais reciclados para a produção dos trabalhos. Rita e Marion estimularam o grupo a soltar a imaginação e a criar obras em técnicas diversas a partir de referências de artistas como Lygia Clark, Marcel Duchamp, Adriana Varejão, a ceramista radicada em Florianópolis Rosana Bortolin, a arte dos povos originários, entre outros.
“A todo momento trabalhamos com a imagem de que embora separados, estamos todos juntos e acolhendo uns aos outros”, afirma Rita.
A série documental inclui 9 documentários, de 2 a 7 minutos, que trazem reflexões sobre a pandemia e arte partindo das crianças e adolescentes. Os curtas-metragens, dirigidos por Rita e Kurt, demonstram diferentes sentimentos e reações à privação do convívio social na vida das crianças e dos adolescentes e como a produção artística se tornou forma de expressão e resistência.
“Cada filme toca um tema chave para entender a experiência infantil durante a pandemia, desde o luto e a perda até a maneira que a pandemia abriu campo para a imaginação e uma nova relação com a família”, enfatiza Rita.
Para apresentar os curtas e também os videoclipes a outras crianças e adolescentes foram montados quatro programas por faixa etária – um voltado a educadores, já exibidos em sessões on-line em instituições em Santa Catarina e também disponíveis em streaming.
As mostras, que aconteceram com o apoio de produção de Carol Marins (Calêndula Filmes), são um espaço de troca sobre arte como resistência, refúgio para manter a saúde mental e empatia entre crianças e adolescentes durante a pandemia.
Sobre a Usina
A Usina da Imaginação é uma Organização da Sociedade Civil que realiza pesquisa, formação, produção cultural e audiovisual e mobilização comunitária para processos de transformação social e valorização cultural, envolvendo especialmente crianças, adolescentes e jovens de diversos grupos. Um dos eixos fortes da Usina são campanhas e advocacy, buscando assim também participar da criação e aprimoramento de políticas públicas, sempre através da arte e da criatividade.
Confira a produção:
Exposição “Arte em Tempos de Pandemia” e galeria online
https://inspira.usinadaimaginacao.org/
Músicas
Spotify: https://bit.ly/janelasaovento_spotify
Deezer: https://bit.ly/janelasaovento_deezer
AppleMusic: https://bit.ly/janelasaovento_appleMusic
Documentários: https://bit.ly/projetoinspiracao_documentarios
Programa 1 (indicado para crianças de 1 até 10 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa1
Programa 2 (indicado para crianças entre 10 e 14 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa2
Programa 3 (indicado para jovens entre 14 anos e 18 anos) : https://bit.ly/inspiracao_docs_programa3
Programa 4 (indicado para educadores/as) : https://bit.ly/inspiracao_docs_programa4
Videoclipes: https://bit.ly/inspiracao_videoclipes
Fotos e release: https://bit.ly/inspiracaoarte
Crédito Fotos: Divulgação