Os outros judeus

Por Raul Fitipaldi, para Desacato.

O Planeta está atravessado por conflitos. Todo tipo de conflitos, com maior ou menor intensidade. Entanto a assimetria entre as nações poderosas e as dominadas se torna maior a cada minuto, o capitalismo e o imperialismo deixam seu lastro de morte, desgarro e violência em toda parte. Em tal cenário há conflitos que, pela resistência heroica dos seus povos, se tornam paradigmáticos. A resistência de um povo invadido, saqueado, discriminado, assassinado dentro do seu próprio território, tornou a Palestina num desses exemplos paradigmáticos que mobilizam pessoas no Mundo todo. Algumas dessas pessoas se comprometem pela causa palestina por motivos simples de justiça, outras o fazem com a consciência de expor à sociedade a contradição flagrante que os usurpadores não conseguem superar.

Quantos judeus apoiam a causa palestina? Muitos mais do que a imprensa monopólica deixa ver, muitos mais do que o Estado artificial de Israel gostaria, inclusive dentro do território que ele invade desde 1948. Porém, não são suficientes e precisam ir além da simpatia pela causa. É necessário ser, de maneira terminante, Um Outro Judeu. Um judeu capaz de reconhecer a injustiça, lutar contra ela, exigir a reparação e, para tanto, tornar-se uma ativista da causa da liberação palestina. O exame de consciência, o rigor comunicacional e a disciplina ideológica que isto exige não é para todos. Uma dessas outras judias com o aporte de um outro judeu, traçaram uma linha que não tem marcha atrás. A comunicadora social Tali Feld Gleiser e o jornalista Julio Rudman encarnam, através do blog losotrosjudios.com, esses Outros Judeus.

Los otros jacobitos

No dia em que losotrosjudios.com ultrapassou os 5 mil seguidores, Tali colocou no cabeçalho da notícia, “Seguiremos até desaparecer, porque a Palestina será livre”. Denunciado o compromisso com a causa que motivou a criação do blog e suas redes. A autora é pessoa não grata para boa parte da sua família, dentro e fora de Israel. Essa ingratidão familiar a fez consolidar ainda mais seu propósito, porque na consideração está demonstrada e explicitada a necessidade moral e ética da militância comunicacional em favor da Palestina.

A patologia assassina de um Estado invasor não faz mais que redobrar a vontade de justiça que têm losotrosjudios.com. É o alimento informativo diário do blog e configura a necessidade civilizada e honesta daquele que, não por pertencer a um coletivo histórico é capaz de justificar o massacre de um povo. A valentia do blog se corresponde com o número crescente de seguidores. A coerência e procedência intelectual que sua diretora evidencia, como sua postura ética, humanista e pacífica, nos outorgam esperanças, não só na libertação da Palestina, como na liberação definitiva do ser humano da exploração que executam, diariamente, as minorias amorais que controlam a Mãe Terra.

Festejo a consolidação de losotrosjudios.com; festejo mais ainda a chave da esperança que nos indica o caminho da Resistência e da Paz, pelo retorno de milhões de palestinos às portas da sua casa para abrir um novo futuro, pelo retorno de todo e qualquer povo originário à sua terra. Festejo que ainda existam chaves para derrotar à morte. Parabéns, não pelos 5 mil iniciais, e sim pela chave que carregam ações como as que realizam Losotrosjudios.com.

^CF5363C0362C6F551075BFC0CD8CE255A897B4273289BF4B82^pimgpsh_fullsize_distr

Foto de capa: Julio Rudman e Tali Feld Gleiser (arquivo)
Foto interior: Kafra, palestina refugiada no campo refugiados de Dheisheh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.