Os 100 primeiros anos de fotografia na Europa disponíveis on-line

A Biblioteca Britânica e Museu do Louvre, plataforma da União Europeia acaba de lançar uma seção com 2,2 milhões de fotos

Por André Cabette Fábio, Nexo.

Mantida pela União Europeia, a plataforma Europeana é uma biblioteca on-line de arte alimentada por instituições como Berlinische Galerie, Biblioteca Nacional da França, Museu do Louvre e Biblioteca Britânica. Ela é atualizada constantemente e inclui, por exemplo, coleções focadas em arte barroca e iluminista, cartões postais do sudeste europeu e acervos de manuscritos. Em maio de 2017, a plataforma lançou a coleção temática Europeana Photography*.

Essa coleção reúne imagens e documentos de 50 instituições europeias de 34 países que documentam os primeiros 100 anos da fotografia no continente europeu. Há mais de 2,2 milhões de fotografias, algumas delas de pioneiros, como a britânica Julia Margaret Cameron.

Julia Margaret Cameron – ‘The Rosebud Garden of Girls'(1868)

Nicola Perscheid. Grand Canal, Venice, 1929. Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg
Eadweard Muybridge – Valley of the Yosemite. (The Sentinel) – c. 1867 – c. 1872

O material também será reunido e organizado em exposições virtuais numa série, intitulada “O prazer da abundância”, que, segundo a curadoria, “celebra a opulência e riqueza visual da fotografia vintage”. Uma das primeiras exposições da série se chama “Fotografia industrial na era das máquinas” e reúne imagens de máquinas, cidades, indústrias e oficinas do início do século 20.

Female workers winding wire at Fàbrica Gròber, c. 1910-1920, Josep Thomas Bigas, Ajuntament de Girona, Public Domain Mark
Machinery at Fàbrica Gròber, 1920-1925, Carles Batlle Ensesa, Ajuntament de Girona
‘An artist in his line’ (1890-1910) published by Underwood&Underwood (Public domain image)

Saiba mais: * Europeana Photography e Europeana Blog

Fonte (texto): Nexo Expresso
Imagens: Europeana Collections

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.