Redação, Desacato.info.
Nesta semana, o JTT-Manhã Com Dignidade recebeu o co-fundador da ONG “Pés Livre” que mantém escola em Old Moshi, na Tanzânia, Rafael Eustachio. Ele contou que junto da parceira, há cinco anos, numa viagem ao país na África, simplesmente chegaram ao local e “se sentiram em casa”. A intenção inicial da viagem, além de ‘turistar’, era fazer um almoço numa escola de 260 crianças.
Atualmente, eles gostam de dizer que moram lá e passam às férias no município de Garopaba. “É uma questão ancestral, a gente se sente pertencente”. De acordo com Rafael, “conforme a gente se abria as possibilidades, o destino foi colocando a gente em lugares não planejados, quando a gente viu estávamos conhecendo pessoas que trabalhavam com projetos sociais”, explicou.
Neste caminhar, de 2015 para 2018, o casal foi informado que uma escola da localidade iria fechar por falta de recursos. Sensibilizados, mesmo em condições financeiras não-favoráveis, aceitaram a responsabilidade de assumir a escola que na época acolhia 45 crianças. No início, o dinheiro individual foi investido, mas, foram buscadas doações. Como é feito até hoje.
A ideia dos “Pés Livres” defende a possibilidade das crianças caminhar com liberdade por novos rumos, novos caminhos. Ou seja, o objetivo da ONG é proporcionar novas realidades para crianças em situação de vulnerabilidade na Tanzânia. E, isto não significa que todos compreendam a realidade existente como ruim. Alguns, apenas querem melhorar o que já existe. Segundo Rafael, isto foi sendo compreendido durante estes 5 anos de atuação.
Enquanto algumas pessoas perguntam: por que na África? Eles, prontamente respondem: “quem criou estas limitações geográficas foram nós. Mesmo apesar da distância, é lá que meu coração está“, destaca.
Para assistir à entrevista completa, acesse: