Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Domingo, 25 de setembro de 2016, foi dia de Palco Aberto. Um projeto interessante, cultural, que tem movimentado as praças de São Miguel do Oeste – SC. A comunidade é sempre convidada para participar. Músicos apresentam suas canções, seus trabalhos e ao mesmo tempo interagem com quem gosta de ouvir boa música. A Fundação Cultural do município é quem garante a efetivação do projeto.
No último domingo, a praça central de São Miguel do Oeste, estava bastante movimentada. Enquanto a Banda “Velha Infância” apresentava-se, com a participação dos músicos Pedro Pinheiro (Voz, Violão e Harmônica) e Junior Oliveira (Bateria), do outro lado da praça, um grupo de capoeira reunia-se. Muito em breve, o Portal Desacato vai reportar essa outra realidade cultural, relacionada a Capoeira e a vida que nela existe.
Aproveitando o espaço da praça, também foi entregue a edição do Jornal Comunitário nas rodas de chimarrão e pipoca. Alguns exemplares tivemos que recolher, estavam no chão e outros foram colocados nas lixeiras, mas isso não desanima a gente, sabemos que o Jornalismo de resistência vive, está presente e deve incomodar.
Que a cultura de juntar gentes nas praças, seja pelo Projeto Palco Aberto, que é uma belíssima iniciativa, ou de outra forma, possam continuar, nesse e nos próximo anos. Que as pessoas possam receber o Jornal Comunitário também, esse que mostra a realidade das pessoas de um jeito diferente, que normalmente não se vê, não se lê, não se ouve nos meios de comunicação tradicionais. Que a gente possa construir essa proximidade com a comunidade, utilizando o espaço da praça, da rua e de todos os lugares onde sentirmos necessidade de estar.