Onda de veneno contamina comunidade Avá-Guarani no PR; dez galinhas morreram contaminadas

Em plena pandemia, na qual sabemos que problemas respiratórios tem sido a principal causa de mortes por Covid-19, os Ava-Guarani estão respirando veneno jogado pelos fazendeiros da região.

Fazendeiros passam agrotóxicos ao lado da comunidade onde crianças ficam expostas ao veneno (Foto: Reprodução)

Vídeo publicado pela Apib denuncia o ódio praticado contra os povos indígenas da etnia Avá-Guarani do oeste do Paraná. A publicação destaca:

Postagem feita pelo Centro de Trabalho Indigenista denuncia o constante ataque aos povos indígenas que acontecem diariamente de norte a sul do país. O vídeo foi filmado no último domingo, (10) pelos Ava-Guarani da aldeia Yva Renda, município de Itaipulândia, no Oeste do Paraná. Em plena pandemia, na qual sabemos que problemas respiratórios tem sido a principal causa de mortes por Covid-19, os Ava-Guarani estão respirando veneno jogado pelos fazendeiros da região. A área é reivindicada pelos Ava-Guarani como terra indígena, enquanto a Itaipu move processos de reintegração contra a comunidade. No mesmo espaço, os colonos plantam soja e pulverizam veneno próximo da aldeia como mostra o vídeo”.

Assista ao vídeo aqui.

Onda de veneno cobre local onde a comunidade está reunida (Foto: Reprodução)

Dez galinhas morreram contaminadas pelo veneno (Foto: Comunidade Yva Renda)

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário regional sul cerca de dez galinhas morreram devido a contaminação por agrotóxicos no dia 1º de novembro de 2020. A Polícia Ambiental esteve na aldeia no dia 20 de novembro, depois da morte das galinhas, porém as imagens mostram que, mesmo assim, fazendeiros passaram veneno no local novamente.

Polícia Ambiental esteve no local no dia 20 de novembro de 2020 (Foto: Comunidade Yva Renda)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.