Vídeo publicado pela Apib denuncia o ódio praticado contra os povos indígenas da etnia Avá-Guarani do oeste do Paraná. A publicação destaca:
“Postagem feita pelo Centro de Trabalho Indigenista denuncia o constante ataque aos povos indígenas que acontecem diariamente de norte a sul do país. O vídeo foi filmado no último domingo, (10) pelos Ava-Guarani da aldeia Yva Renda, município de Itaipulândia, no Oeste do Paraná. Em plena pandemia, na qual sabemos que problemas respiratórios tem sido a principal causa de mortes por Covid-19, os Ava-Guarani estão respirando veneno jogado pelos fazendeiros da região. A área é reivindicada pelos Ava-Guarani como terra indígena, enquanto a Itaipu move processos de reintegração contra a comunidade. No mesmo espaço, os colonos plantam soja e pulverizam veneno próximo da aldeia como mostra o vídeo”.
Assista ao vídeo aqui.
Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário regional sul cerca de dez galinhas morreram devido a contaminação por agrotóxicos no dia 1º de novembro de 2020. A Polícia Ambiental esteve na aldeia no dia 20 de novembro, depois da morte das galinhas, porém as imagens mostram que, mesmo assim, fazendeiros passaram veneno no local novamente.