Técnicas de produção de vídeo por celular e podcasts estão no programa voltado para comunicadores e educadores
Nos dias 12 e 13 de junho, a região Sul vai receber a oficina Radiotube 2019, oportunidade para aprimoramento em técnicas de comunicação e aprendizado sobre direitos das crianças e dos adolescentes. As pré-inscrições estão abertas e podem se candidatar produtores de conteúdo, comunicadores e jornalistas, além de integrantes do sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente que tenham interesse em comunicação, especialmente lideranças comunitárias.
O evento, com duração de dois dias, é totalmente gratuito. Será realizado na cidade de Araucária (PR) e os selecionados terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas pelo projeto, que é realizado pelo Criar Brasil, tem o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio da Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A programação inclui técnicas de rádio e gravação de vídeo por celular, a utilização da rede social exclusiva para a cidadania, radiotube.org.br, e a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente. A ideia é fortalecer a rede de defesa dos direitos da infância e adolescência debatendo com comunicadores a responsabilidade ao divulgar informações sobre o tema e oferecer oportunidade de aprimoramento em produção de conteúdo para lideranças sociais que atuem na área.
O radiotube.org.br é referência para comunicadores: uma agência de notícias colaborativa na qual são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania. As pré-inscrições estão abertas. As vagas são limitadas e a seleção buscará garantir a diversidade de representações de instituições e cidades de diferentes estados da região Sul, com prioridade para o município de Araucária e entorno.
*Quem pode se inscrever? Comunicadores populares e pessoas que atuem na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
*Até quando vão as inscrições? Até 30 de maio.
*Participantes de que local? De todos os estados da região Sul
*Quando será a oficina? 12 e 13 de junho de 2019
*Onde será a oficina? No Centro Dia Idoso, em Araucária, Paraná.
*Qual o tempo de duração? 16 horas
*Há emissão de certificado? Sim
*A oficina é gratuita? Sim. E o projeto Radiotube Transmídia, com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, cobre os custos de transporte, hospedagem e alimentação.
*Como fazer a inscrição? É só acessar radiotube.org.br ou criarbrasil.org.br para obter informações e acessar o formulário de inscrições.
Informações: Rosangela Fernandes – [email protected] Tel.: (21) 2508-5204/ 2242-8671
PRÊMIO DE JORNALISMO RECONHECE PRODUÇÕES
EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
III Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2019 – Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições do III Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2019 para produções de podcast e vídeo de até cinco minutos que enfoquem os direitos de criança e adolescentes. Os finalistas receberão prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 até R$ 1.800,00 e terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas para participação na cerimônia de divulgação dos resultados que será realizada no Rio de Janeiro.
Nas edições anteriores do concurso, realizadas em 2015 e 2018, foram 189 produções inscritas de todas as regiões do país. A jornalista Mislene Santos, do Sistema Correio de Comunicação, da Paraíba, recebeu menção honrosa pelas produções de áudio e avalia o prêmio como importante incentivo à produção de material sobre cidadania. “O prêmio é de extrema importância pois reconhece trabalhos de relevância social e estimula os profissionais a produzirem reportagens que dão vez e voz aos que silenciam suas dores, angústias e dissabores diários”, afirma Mislene.
O III Prêmio Jornalismo Cidadão é uma iniciativa da ONG Criar Brasil com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. As produções inscritas serão avaliadas por três jurados e levarão em conta, além do respeito à temática dos direitos humanos com foco nos direitos da criança e do adolescente, o ineditismo da abordagem e a qualidade técnica das produções. O regulamento prevê ainda bonificação na pontuação para inscrições das regiões Norte e Nordeste e de grupos populares de comunicação. Serão selecionados como finalistas três áudios e três vídeos e a classificação final será anunciada na cerimônia de premiação a ser realizada no mês de setembro, no Rio de Janeiro.
O edital do III Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2019 e o link para inscrição estão disponíveis em www.radiotube.org.br