A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista reafirmaram na última sexta-feira (29/11) que as obras na Arena Corinthians, o Itaquerão, estádio escolhido para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, serão retomadas segunda-feira (2/12). Todo o efetivo de operários – 1.350 trabalhadores – foi convocado para retomar as atividades.
Segundo a construtora, as obras estarão concentradas no prédio oeste, norte e sul, arquibancadas e gramado. “A Odebrecht reforça que a estrutura da arquibancada não foi comprometida”, disse a empresa em nota.
Na última sexta-feira estiveram no canteiro de obras técnicos da Defesa Civil e representantes da Liebherr, empresa fabricante do guindaste responsável pela instalação da cobertura. Era previsto também para ontem (30/11), o depoimento do operador de guindastes, José Valter Joaquim, ao delegado titular do 65º Distrito Policial, Luiz Antônio da Cruz. No entanto, ele não compareceu. Seria o terceiro depoimento sobre o acidente no estádio do Corinthians. Já foram ouvidos um técnico de segurança e um engenheiro.
Em consequência da tragédia, permanecem suspensos os trabalhos em parte das obras da arena. O Ministério do Trabalho e Emprego vetou o uso de nove equipamentos de movimentação de carga enquanto são aguardados os laudos de comprovação técnica que garantam a inexistência de riscos. Segundo o órgão, técnicos da pasta continuam no local fazendo inspeções.
Foto: Reprodução/Agência Brasil.
Fonte: Carta Capital.