Referência no setor cultural LGBTQIA+ no sul do Brasil, a BAPHO Cultural, produtora independente de Florianópolis, atingiu uma marca importante: cinco anos de atuação em prol da diversidade, oferecendo eventos engajados para o público, gerando empregabilidade e ampliando espaços de discussão importantes para toda uma comunidade historicamente invisibilizada.
Fundada por Arthur Gomes e Thomas Dadam, a BAPHO Cultural atua nos mais diferentes segmentos culturais, como cinema, teatro, exposições, shows, oficinas e mostras, das artes visuais à performance.
O começo
Por atuarem na área cultural e viajarem constantemente para outras capitais e cidades brasileiras, Arthur e Thomas resolveram construir um cenário por muitos anos tímido e inexpressivo em Florianópolis, onde a cultura LGBTQIA+ pudesse ser valorizada e reconhecida.
Hoje, através da atuação da produtora, a dupla conseguiu viabilizar uma série de projetos importantes, acessando editais públicos, como Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, Prêmio Catarinense de Cinema, Aldir Blanc e Elisabete Anderle.
“Lembro muito bem do nosso início, quando as pessoas perguntavam se existia cultura LGBTQIA+. Por conta disso, esses cinco anos foram de muita formação de plateia para que hoje possamos ver um cenário muito maior e conciso desse setor, que está em constante crescimento e movimentando a cidade”, destaca Arthur Gomes, que também dá vida a personagem Drag Suzaninha desde 2014.
E por falar na Drag Suzaninha, ela é um símbolo da produtora e uma importante voz da comunidade LGBTQIA+, com presença constante em grandes eventos, seja pelo ativismo ou pelas suas apresentações em diversos shows, tornando-se uma referência no Estado no quesito montação, carisma e talento.
Projetos icônicos
Em sua caminhada, a BAPHO Cultural contribuiu muito para a cultura de Santa Catarina, apresentando eventos como o Festival Risonópolis de Humor, que teve quatro temporadas, com shows de humor não depreciativo.
Outro sucesso é a TupiniQueens, um cabaré de arte Drag que acontece mensalmente na Madalena Bar e tornou-se a principal festa de valorização da arte transformista da cidade de Florianópolis.
Na área do cinema, a produtora potencializou a Transforma – Festival de Cinema da Diversidade, que está caminhando para sua quarta edição, sendo o único festival de cinema com temática LGBTQIA+ no sul do Brasil, numa produção em parceria com a ONG ADEH.
Além desses projetos importantes, destaca-se também o Bingo Drag Show, realizado no Franz Cabaret, que está em sua quinta edição. O projeto, além de trazer muito riso para os participantes, beneficia ONGs a partir da arrecadação com a venda das cartelas.
Atuação reconhecida
O trabalho da BAPHO Cultural rendeu homenagens e reconhecimentos, como o recebido na Câmara de Vereadores de Florianópolis, em 2021, reforçando a atuação da produtora com a cultura LGBTQIA+ de Santa Catarina.
“Estamos muito orgulhosos de tudo que construímos até agora e esperamos que essa caminhada só cresça e que possamos continuar gerando empregabilidade para artistas LGBTQIA+ e alcançando as políticas públicas, celebra Thomas Dadam”.
Grande comemoração
E por falar em celebração, a dupla de produtores da BAPHO Cultural realizará nesta sexta-feira, 19 de agosto, no Bugio Centro, em Florianópolis, uma grande festa de aniversário: a DesaBAPHO.
O evento terá diferentes atrações e discotecagem, reunindo artistas da ilha para uma noite memorável.
Os ingressos podem ser adquiridos no local, por R$ 20, com início programado para às 21h.
—