Ocupações urbanas e lutas por moradia são destaque em novo livro

SC é um Estado que joga o povo cada dia mais para as periferias, e investe imensas quantias em propaganda e no dito jornalismo (hegemônico)

Imagem: Divulgação

Por OcupaSC.

O livro Crítica da Política Habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina, é organizado pelos professores Lino Peres e Francisco Canella, da UFSC e UDESC foi lançado essa semana.

São 13 textos inéditos ou republicações, de diversos autores ligados aos movimentos sociais e à academia, que abordaram a luta por moradia no Estado de diferentes formas e olhares. A obra abre a série “Moradia e habitação em Santa Catarina”, que já possui um outro volume programado para ser lançado ano que vem.

SC é um Estado que joga o povo cada dia mais para as periferias, e investe imensas quantias em propaganda e no dito jornalismo (hegemônico) para passar uma visão de uma região sem problemas nem conflitos urbanos.

Neste sentido, o livro é um importante instrumento na “batalha das ideias”, contra os discursos dominantes, que a todo tempo tentam neutralizar e silenciar visões dissonantes e contestadoras, como colocava o palestino Edward Said. E também pode ser visto como um patrimônio, atribuindo significados e sentidos para as lutas territoriais, como um espaço de disputa e luta, em todas as suas dimensões.

Saudamos a iniciativa não só pelo bom trabalho realizado, mas também pela atualidade e necessidade de debates. Santa Catarina concentra os maiores pontos de especulação urbana e valorização da terra no país, e também gigantescas repressões contra os sujeitos que decidem não abaixar a cabeça para esses problemas. Ao mesmo tempo, os movimentos sociais são duramente silenciados e excluídos do debate, seja jornalístico, na formulação de políticas públicas, ou propriamente dos círculos partidários.

O OcupaSC participa da coletânea a partir de texto do nosso coordenador geral, sobre as lutas das Ocupações Contestado e Vale das Palmeiras, em São José, que comenta a organização política das comunidades, às resistências aos despejos e também as violações sofridas por parte da prefeitura e do Estado.

O livro pode ser acessado na biblioteca em nosso site http://ocupasc.org ou diretamente pelo link abaixo: https://bit.ly/scm0r4dia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.