Cunene, Ondjiva – A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) procedeu hoje, quinta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, ao lançamento da obra “Agostinho Neto e a Libertação de Angola, 1949-1974, Arquivos da PIDE-DGS”, no quadro das comemorações do 90º aniversário natalício de fundador da Nação.
No acto do lançamento do livro, o representante da FAAN, António Panguila, disse que o livro contém cinco volumes, alguns dos quais com 90 páginas e é uma das obras mais importantes publicadas pela Fundação António Agostinho Neto e que serve de exemplo para as camadas jovens.
“Estes documentos são memórias recentes do povo angolano em armas para a sua libertação nacional do colonialismo português, liderada por Agostinho Neto”, acrescentando que a brochura revela os percursos de Neto de 1949 a 1974, que teve como base os documentos da PIDE.
António Panguila referiu que Agostinho Neto é uma figura inesquecível e incontornável no seio do povo angolano, África e do mundo, tendo em conta a sua dimensão, quer seja como político, médico e poeta.
Informou que a obra serve para dar a conhecer factos e acontecimentos com base nos arquivos que a PIDE-DGS constituiu ao longo de mais de 23 anos sobre Agostinho Neto e que deve servir de ensinamento para as novas gerações de forma a saberem mais sobre Agostinho Neto.
Por seu turno, o vice-governador para o sector económico no Cunene, António Candeeiro, disse que o lançamento e apresentação desta histórica obra do Herói Nacional marca o arranque dos festejos do 90 anos do fundador da Nação, a assinalar-se no dia 17 de Setembro.
“Falar de Agostinho Neto é lembrar da figura carismática e a sua trajectória histórica na luta de libertação de Angola, o contributo prestado na luta de libertação de outros povos de África, quer ainda o valioso papel que teve na literatura nacional, onde por via das suas poesias continuam a servir de estudo no mundo académico”, afirmou.
António Candeeiro sublinhou que com esta obra disponível os jovens têm a oportunidade de aprenderem mais sobre a trajectória do primeiro presidente de Angola.
No final do acto, a fundação ofereceu ao governo do Cunene alguns kits dessa obra que serão distribuídos às direcções provinciais e instituições religiosas.