O socialismo em julgamento: contra a guerra imperialista

“Em toda guerra, a primeira vítima é a verdade”, a afirmação é de James Patrick Cannon (1890-1974), comunista estadunidense, fundador e importante liderança do Partido Socialista dos Trabalhadores (SWP). A frase está contida no seu depoimento de defesa, Cannon foi julgado e preso por se opor à Segunda Guerra Mundial.

Na coluna “Informa Luta” no JTT, Sérgio Homrich entrevistou Anisio Garcez Homem, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis, fundador da Livraria Sebo de Qualidade e da Editora Terra sem Amos e tradutor do livro “O socialismo em julgamento, contra a guerra imperialista” de James Patrick Cannon.

Anisio fala da necessidade de criação de vernizes ideológicos para justificar as guerras. Se dizem que a guerra é para pilhar o lítio, a população não vai aceitar, mas se o governo fala que é “pela democracia” está justificado, diz Anisio e faz referência às guerras promovidas pelos EUA e a ocupação francesa no Níger. “As fake news não são uma novidade, as redes sociais apenas permitem que tomem uma maior dimensão e rapidez”.

No depoimento escrito por James Patrick Cannon, além de rechaçar a guerra, aborda as táticas de combate à guerra imperialista, a intervenção dos socialistas nos sindicatos e a falência do sistema capitalista.

Para a compra do livro, envie um e-mail para: [email protected].

Assista à entrevista completa no link abaixo: https://www.youtube.com/live/sycpX5DAskc?feature=share&t=2097

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.