O regresso do ator e comediante Paulo Vasilescu à Ilha de Santa Catarina

Intérprete da icônica drag queen Zuleika estreia o projeto “DESINSTA” no dia 11 de agosto”, com série no YouTube e uma coleção de músicas inéditas em parceria com o produtor Cícero Bordignon e o Estúdio Urbano

Puro suco da cena underground de Florianópolis, Paulo Vasilescu, ou somente Vasilescu, fez história nos teatros e inferninhos da velha Desterro, entre 2003 e 2013, com sua memorável e debochada drag queen Zuleika Zimbábue. Agora, após um hiato de quase uma década longe da cidade que o lançou, ele retorna assinando o projeto DESINSTA – um anti-instagram, com espaço para o feio e o belo, sem a máscara da sua personagem mais célebre, numa série no YouTube, contendo textos originais, esquetes apimentadas e composições inéditas. 

Muito além da drag

Ainda que sempre carregado de uma identidade “queer” e provocativa, DESINSTA revela textos e composições inéditas do artista (parcerias com o músico e produtor Cícero Bordignon e com o Estúdio Urbano). A primeira música, inclusive, estreia com videoclipe, editado pelo cineasta Marko Martinz e compõe a programação do episódio inaugural do canal: chama-se “Arminha” e promete animar, ainda mais, o cenário pré-eleição presidencial no Brasil, provocando diretamente os adoradores da violência instituída em nosso país.

Além de seus novos trabalhos musicais, o canal, roteirizado em sete quadros curtos, pretende ser uma expressão contemporânea de entretenimento, humor e crítica, se aventurando na perigosa liberdade audiovisual das redes sociais, expondo-se violentamente numa “faction” biográfica, um auto-deboche, que amplia a percepção e a reflexão sobre o mundo atual. Será composto por quadros não lineares: videoclipes, intervenções urbanas, encenações, entrevistas… No primeiro episódio, por exemplo, Vasilescu sai pelo centro urbano dos Ingleses com “roupas femininas”, testando e filmando a reação das pessoas sem que elas notassem. Um spoiler: acabou entrevistando um evangelizador que não resistiu à tentativa (frustrada, claro) de conversão!

DESINSTA é exatamente o que está escrito, um não-Insta (ainda que vá estar presente na citada rede social). Um empenho em prol da simplicidade, uma vontade de tirar máscaras, mostrar verdades em oposição ao fake lifestyle que impera no Instagram. Uma proposta de uso mais saudável da rede; ainda que provocativo e debochado, sempre buscando abordagens despudoradas para temas tabus. Aquela pitada de Zuleika, que nunca vai deixar de existir no seu trabalho!

Vasilescu, o artista!

Paulo migrou dos pampas em 1995, formou-se em Artes Cênicas na UDESC e sempre foi figura ativa no cenário cultural catarinense, tendo trabalhado com diversos cineastas e diretores teatrais: com destaque para o curta “O Demônio e as Margaridas” de Ronaldo Dos Anjos, com somente ele e o ator Lug de Paula em cena e o musical Blasfêmeas, produzido pela extinta Áprika Produções.

Como Zuleika, fez coisa! Já no começo da carreira, abriu o show do CSS, em 2005, com sua banda Zuleika & Os Confirmados; que fez show do John Bull a memoráveis inferninhos undegrounds da ilha, como o extinto Galilleu’s. O próprio “Underground”, da Lagoa da Coneição, foi um dos primeiros lugares onde ela se apresentou, pouco antes do bar fechar. Esteve nos teatros, com o musical inédito de Emílio Pagotto, “Paraíba Woman” e com um espetáculo solo, acompanhada do músico Diogo de Haro. Produziu festas memoráveis na cidade, como o show de calouros La Gonga (com sua banda) e o humorístico semanal Zoológika, que ficou em cartaz por quase 5 anos.

Em 2013, mudou-se para São Paulo e especializou-se em voz. Atualmente, trabalha com voz original para animação e é um dos locutores publicitários mais requisitados do país.

Abertura

O lançamento do DESINSTA acontece no próximo dia 11 de agosto, no Ponto, bar e piadinha – do escritor Fábio Bruggemann e do multiartista Caio Cezar, com projeções do primeiro episódio da série, defronte ao espaço, a partir das 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.