O que meninas devem saber sobre a diferença entre flerte e assédio

Por Cila Santos.

Converse com sua filha sobre flerte, paquera, assédio, abuso. Explique a ela que é normal que pessoas sintam-se atraídas umas pelas outras, mas que, infelizmente, na nossa sociedade, somos ensinadas que o principal fator de atração é a aparência. E não qualquer aparência mas uma que é ditada pelos padrões da moda e da mídia. E que nenhum desses parâmetros é saudável ou condiz com a realidade.

Explique para sua filha que se o único parâmetro pelo qual alguém se aproxima dela é a sua aparência então ela merece alguém melhor que essa pessoa. Ela merece alguém que se aproxime dela porque percebe que ela é inteligente, engraçada, simpática, generosa. Ela merece alguém que se atraia pela pessoa completa e maravilhosa que ela é, que vai querer conversar com ela, ouvir o que ela pensa, rir sobre as coisas, alguém que vai querer fazer as coisas junto com ela, curtir a sua companhia. Porque é assim que relacionamentos saudáveis são.

Mostre para sua filha que os padrões de beleza que ela vê nas revistas, na TV, são completamente artificiais. Que mulheres só tem aquela aparência graças a muita maquiagem, muita edição de imagem. E que ter aquela aparência glamorosa faz parte da profissão delas. Elas são vitrines ambulantes subsidiadas direta ou indiretamente pela indústria cuja função é estimular outras mulheres a consumirem enlouquecidamente todo tipo de produto. Mas que no final do dia, quando o trabalho acaba, essas musas se parecem mulheres como nós. E que para mulheres comuns, fora do circuito midiático, tem um custo altíssimo tentar copiar esse padrão de aparência. Custo de tempo (muito tempo), dinheiro (muito dinheiro), custo psicológico, emocional, social. Que mulheres se tornam escravas deste padrão. Se desumanizam em nome desse padrão.

Faça sua filha perceber como ela é uma pessoa completa. Corpo, mente, espírito. Que ela deve aspirar ser admirada pelas pessoas, não desejada. Desejar significa querer ter algo para si e costumamos desejar coisas. Objetos. Objetos de desejo. Que esse lugar que nos é reservado na sociedade é uma armadilha. Uma armadilha que resulta em violência. Que resulta em morte.

Ensine sua filha a perceber a diferença entre a abordagem de alguém que a admira como pessoa e alguém que a deseja como um objeto. Essa é a diferença importante entre flerte e assédio. O flerte é um recurso de aproximação legítimo entre duas pessoas que se interessam uma pela outra e desejam se relacionar. O assédio é um mecanismo para impor o seu desejo sobre o outro, é sobre poder, não sobre enamorar-se.

Incentive sua filha a repudiar qualquer tipo de assédio. Assédio na rua, no trabalho, na escola. Incentive sua filha a repudiar pessoas que avaliam seu corpo como se ela fosse um animal pronto para o abate e a buscar pessoas que olhem nos seus olhos, que se interessam por suas ideias. Não somos objetos á disposição para apreciação do desejo alheio.

Mulheres são pessoas.

 

Cilda Santos é mãe, feminista e materialista.

Fonte: Medium.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.