O que esperar da transição entre governos?

Foto: Miguel Schincariol/AFP

O que espera-se da transição e dos primeiros meses de governo Lula? Sobre esse tema entrevistamos a Sofia Manzano, economista e ex-candidata à presidência da república pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB.

Há uma retórica de um grande “rombo” de 400 bilhões de reais deixado pelo governo Bolsonaro, segundo Sofia, essa retórica tem uma função ideológica, tanto para o futuro governo Lula, para dizer que não pode-se fazer tudo o que se propôs, quanto para o mercado financeiro que suga os recursos dos tributos através da dívida pública, do teto de gastos, etc.

Para Sofia Manzano, é necessário desmistificar a ideia de que o estado brasileiro está falido e que, portanto, terão que ser feitos sacrifícios, cortar recursos, terceirizar serviços, etc. “Se a austeridade fiscal funcionasse, nós não teríamos problemas, porque o Brasil vive em uma austeridade fiscal desde o início desse século e a situação não melhora”, diz Sofia.

Há para o ano de 2023 uma previsão orçamentária de mais de 3 trilhões de reais, ou seja, não é verdade que o estado brasileiro não tem dinheiro. No entanto, quase 2/3 desse valor está reservado para o pagamento da dívida pública. Somado ao pagamento da dívida há o teto de gastos que faz com que as contas públicas sejam destinados aos setores mais ricos da sociedade.

“Nós estamos em uma situação em que as possibilidades de termos uma modificação na política macroeconômica são muito pequenas, mas é nossa tarefa denunciar e formar politicamente as pessoas para entenderem o que está em jogo e se capacitarem para a luta política”, diz Sofia. Ela lembra que nunca tivemos, desde a democratização, um congresso favorável a esquerda e a classe trabalhadora, os avanços e direitos que conquistamos foram através da mobilização e pressão social. 

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.