Por Ivandro Valdameri.
Moro no Campeche, 550 metros longe do Centro de Saúde do meu bairro e a 2,3 km da finada UPA Sul cujo prédio abandonado fica no ladinho do Terminal de Integração do Rio Tavares.
Desde o ano de 2015 todo o mês precisamos ir a uma unidade do SUS retirar a dieta enteral que alimenta o nosso filho. Ele é uma criança com deficiências múltiplas, alimentado via sonda botton com uma fórmula que garante todos os nutrientes de que necessita. O poder público é obrigado a fornecer esse produto por conta de um convênio firmado com a FAO/ONU.
Até que a criança completasse 10 anos a dieta era entregue pela farmacinha do CS ali na rua da Capela. Depois dos dez a coisa mudou por conta de questões organizativas do SUS e a responsabilidade dos trâmites ficou com a Farmácia Especializada que funcionava na finada UPA. Se tornou um pouquinho mais longe pra ir buscar os 11 frascos com o produto todo mês, mas tava valendo porque é facinho pra ir de ônibus ao terminal.
Além do que, lá na UPA que o Topázio matou, era muito bom pra resolver as coisas da saúde do guri: já éramos mais conhecidos do que feijão preto, tantas vezes o pessoal nos atendeu para dar conta das crises respiratórias. Em junho chegaram a chamaram a ambulância pro nosso meninão ir dar um passeio até o Hospital Infantil no momento em que convulsionou pela primeira vez na vida. Agora se precisarmos pronto socorro somos obrigados a ir bem mais longe, no antigo aeroporto do Carianos.
Pode parecer que tínhamos atendimento especial na saudosa UPA, mas não era nada disso. Ocorre que contatos constantes, conhecer as pessoas, são fatores para gerar confiança. E isso é muito bom. Esse reconhecimento entre o público e os servidores que prestam o atendimento só faz bem e agiliza as coisas.
MAS DO MÊS PASSADO PARA CÁ TEMOS DE IR BUSCAR A FÓRMULA LÁ NA TAPERA!!!, que fica a 10 quilômetros longe de casa; preciso gastar uns 40 pilas com UBER, entre ida e volta e fosse tentar ir com transporte coletivo envelheceria esperando pelo “latão” no terminal. E eu não dirijo, que não posso, então o jeito é dar grana pra plataforma. Isso porque Topázio acabou com a UPA Sul e transferiu a farmácia especializada para aquele bairro.
Pô, aí o Topázio 55 aparece na TV dizendo que melhorou a vida das pessoas e que “já aprendeu a fazer”?!
Só se aprendeu a fazer videozinho no TikTok e sacanagem pra cima do povo. A única pessoa com quem um tipo assim se importa é ele mesmo. É um istepô que não tá nem aí pra gente!
Ainda não tive tempo, mas na próxima semana farei registro de reclamação na ouvidoria nacional do SUS e irei ao Ministério Público para fazer uma denúncia. Isso que o Coração de Pedra fez é mau uso dos recursos públicos.
Um prefeito não pode fazer a coisa de modo a piorar a vida da gente sem ser responsabilizado.
A opinião do/a/s autor/a/s não representa necessariamente a opinião de Desacato.info.