Estreou na semana passada, uma semana antes do Halloween, a adaptação da HQ Chilling Adventures of Sabrina, uma tentativa de reimaginar a origem da menina meio bruxa, meio humana, conhecida pela sitcom dos anos 90, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.
Mas, esqueça tudo o que você lembra dela, do humor e das cenas leves, pois a agora chamada O Mundo Sombrio de Sabrina promete te dar vários sustos e, talvez, fazer você perder o sono à noite. Já preparando o terreno para você não se surpreender muito na hora de começar a assistir, preparamos algumas curiosidades gerais sobre a nova trama da Netflix.
Família
A família de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) continua a mesma: as tidas Hilda (Lucy Davis) e Zelda (Miranda Otto), o gato Salem, além do namorado Harvey Kinkle (Ross Lynch). No entanto, eles ganham mais um membro: Ambrose Spellman, um bruxo que vive em prisão domiciliar após tentar explodir o Vaticano.
Além de sua família e namorado, os amigos de Sabrina também são personagens bastante importantes para a protagonista. Neste núcleo, a série ainda aborda a questão do feminismo e ativismo dentro da escola, principalmente para rebater o preconceito com uma amiga de gênero não-binário.
A série conta com grandes referências de filmes clássicos de terror, como O Bebê de Rosemary e O Exorcista, entre muitos outros.
Satanismo
Atenção aos conservadores: a série tem (e muito) satanismo. Inclusive, a comunidade da religião está um pouco incomodada com a forma em que ela é tratada, mas cabe somente a eles julgar o que está sendo mostrado na trama e o que é correto.
Logo no começo, Sabrina, que é metade bruxa, metade humana, está prestes a fazer 16 anos e a abdicar todo o seu lado humano para entrar na Academia de Artes Invisíveis. Mas, antes disso, ela precisa passar pelo “dark baptism”. Em meio a todo esse processo de aceitação de sua futura nova condição, muitos seres assustadores aparecem na série, inclusive o próprio “belzebu”.
Riverdale
O Mundo Sombrio de Sabrina compartilha muito do mesmo mundo da série jovem Riverdale, começando pelo mesmo produtor, Roberto Aguirre-Sacasa. Ambas as produções apresentam semelhanças, como a junção do mundo antigo, com vestimentas vitorianas e medievais,com o mundo atual, em meio a smartphones e laptops.
Além disso, a nova série conta com diversos easter eggs de Riverdale ou ainda outras referências visuais. Só assistindo as duas para descobrir.
Influências
A série conta com grandes referências de filmes clássicos de terror, como O Bebê de Rosemary e O Exorcista, entre muitos outros. Inicialmente, O Mundo Sombrio de Sabrina teria sido apresentado como um filme de terror, mas somente vários episódios poderiam reproduzir com clareza tudo o que foi aprendido na “escola dos filmes de terror”.
Muitas cenas, além de assustadoras, podem ser perturbadoras e chocantes para alguns, deixando a série mais obscura a cada episódio.
Com 10 longos episódios, de aproximadamente uma hora cada, O Mundo Sombrio de Sabrina já pode ser maratonada na Netflix.