Sintrasem.- Foi reaberto na última quarta-feira (05/08), com um ano de atraso, o Mercado Público de Florianópolis, um dos símbolos mais queridos da cidade. A obra custou R$ 10 milhões, 50% a mais do que orçamento inicial. E, no fim das contas, o que era um espaço popular transformou-se praticamente em um shopping gourmetizado para turista.
A “modernização” do Mercado Público é mais um exemplo da política anti-popular e privatista do governo César Souza Júnior, que tenta transformar tudo que é público em mercadoria para ser entregue ao empresariado.
Como diz Elaine Tavares, em seu blog, “todos sabíamos que o mercado que voltaria não seria mais o mesmo. Até porque, quem ganhou a licitação foram “marcas” que certamente não teriam nada de característico da cultura local”.
O Bob’s, em um dos pontos principais, é a expressão mais trágica dessa política naquele espaço. Mas a mesma lógica se aplica ao serviço público da prefeitura, seja sucateando a Comcap, seja atacando os direitos dos trabalhadores na PMF. O velho lema “precariza depois privatiza” voltou com tudo em Florianópolis.
Fonte: http://sintrasem.org.br/content/o-mercado-p%C3%BAblico-e-pol%C3%ADtica-privatista-do-prefeito