Como são feitas as manipulações máfio-midiáticas.
Não é de hoje que a gente sabe o que as máfias midiáticas são capazes de fazer para criar “verdades” a partir de mentiras. Um pequenino exemplo disto, aqui no Brasil, foi a divulgação pela FSP do “prontuário” de Dilma, às vésperas das eleições de 2010. Qual era o objetivo? Nesse caso específico, pretendia-se espalhar a imagem de uma Dilma terrorista, perigosa, para, em consequência gerar temor em certos setores menos politizados e mais sensíveis a este tipo de campanha de amedrontamento. Buscava-se desviar seus votos em direção ao candidato da preferência da máfia midiática. O nome desse candidato eu vou manter em segredo. Só eu sei!
Em relação à Venezuela, esta prática chegou a seu ápice. No documentário Ponte Llaguno, as chaves de um massacre podemos constatar como buscou-se debitar na conta de Chávez e seus partidários os vis assassinatos que as próprias forças antichavistas tinham cometido. Com base nessa falsificação, foi desfechado o golpe de Estado contrarrevolucionário de 11 de abril de 2002. Se o povo não tivesse reagido a tempo (em conjunto com a maioria legalista das Forças Armadas), talvez, aquela monstruosa manipulação nunca tivesse sido desmascarada.
No entanto, quando se fala em manipulação anti-Chávez, não devemos nos limitar às máfias midiáticas da Venezuela. O conluio máfio-midiático neste caso é muito mais amplo, tem escala planetária. Um de seus principais centros de orquestração é o jornal espanhol El País, pertencente ao grupo máfio-midiático Prisa (donos da Editora Moderna, no Brasil).
Neste momento em que as forças oligárquicas da Venezuela e do mundo querem aplicar um novo golpe para deslocar Hugo Chávez do governo sob a alegação de sua incapacidade para exercer o cargo, o jornal mafioso da Espanha acaba de divulgar uma foto que retrataria o Presidente Hugo Chávez durante seu processo operatório. Trata-se de uma foto que busca reforçar a ideia de um Hugo Chávez totalmente acabado, sem condições inclusive de receber uma intubação de oxigênio. A partir desta divulgação, os meios máfio-midiáticos de todo o mundo se encarregam de sua repercussão. A FSP fez isto através de seu portal UOL no dia de hoje.
O que o jornal El País esconde propositalmente de seus leitores é que o que eles divulgam como uma foto de Hugo Chávez no processo operatório é, na realidade, um fragmento de um vídeo que fora postado no Youtube em 2008 (http://www.youtube.com/watch?v=DB4bIH0GsYU) e que o paciente em questão nada tem a ver com Hugo Chávez, a não ser uma certa semelhança física quando se extrai uma das imagens num ângulo específico.
Em seu programa Dossiê (Telesur), o jornalista Walter Martínez já havia desmascarado esta tramoia que estava circulando por redes sociais na Internet. Apesar disto, o jornal El País publicou a fraude em suas páginas como se fosse uma verdade incontestável. E, como não podia deixar de ser, seus aliados mafiosos do resto do planeta deram andamento ao plano.
É claro que em breve eles terão de reconhecer que se trata de uma fraude grosseira, mas, seguramente, encontrarão alguma desculpa para justificá-la. Eles sabem que algum efeito perverso será obtido com sua manipulação. É com isto que eles sempre contam.
Nota da Redação: Na hora da publicação deste artigo de Jair de Souza, o vergonhoso jornal El País já tinha pedido desculpas e retirado a imagem copiada de um vídeo youtube de outra pessoa.