O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove na próxima segunda-feira (25/03) palestras que discutirão diferentes aspectos da História do município de Florianópolis. O evento, chamado “Floripa Desterrada: História de Florianópolis”, é organizado pelo Laboratório de Imagem e Oralidade Franklin Cascaes (LIO) e acontecerá no Auditório Alberto Aparecido Barbosa, localizado no Campus do Instituto na Avenida Mauro Ramos. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.
O evento inicia às 09:40 com a palestra “Transformações da Paisagem no Centro de Florianópolis”, ministrada pelos Bolsistas dos Projetos de Extensão vinculados ao LIO, Enzo Antônio Dallagnol Gottardo, Lucas Martins Gomes, Victor Hiendicke Moreira Prates e Felipe Gerhard Dohle. A palestra tem por objetivo discutir o desenvolvimento urbano da região central de Florianópolis, ressaltando as relações estabelecidas entre as elites municipais e as comunidades economicamente desfavorecidas que ao longo da história do século XX foram empurradas para fora das áreas urbanas centrais. Com a preocupação de apresentar quem foram e quem são os habitantes reais de Florianópolis, e como estes são historicamente tratados no planejamento urbano, a palestra propõe olhar também para o patrimônio histórico da cidade e para as motivações que produziram profundas alterações na paisagem daquela que já foi a antiga Desterro. Os Bolsistas são orientados pelos professores de História Jaqueline Tondato Sentinelo, Viegas Fernandes da Costa e Diego Antônio Pinheiro Soca.
No período da tarde, a partir das 13:30 horas, acontece a roda de conversa “História e música: aspectos da música catarinense pelo olhar dos pesquisadores”, com a presença de Márcia Ramos de Oliveira (Doutora em História e Professora da UDESC), Luciano Py de Oliveira (Doutorando em História e Professor do Colégio de Aplicação da UFSC) e mediação de Égide Guareschi (Doutora em Letras e professora da UTFPR). As relações entre música, história e identidade em Santa Catarina, e mais especificamente em Florianópolis, foram objeto de pesquisa do professor de História do IFSC Rodrigo de Souza Mota, que faleceu em 2018. A roda de conversa, ao promover o encontro destes pesquisadores em torno do tema da história da música e suas relações com a cidade, celebra também a vida perpetuada na pesquisa acadêmica e no diálogo cultural.
Serviço:
O quê: Floripa Desterrada: Histórias de Florianópolis.
Quando: 25 de março (segunda-feira), das 09:40 às 11:30 horas e 13:30 às 14:55 horas.
Onde: Auditório Alberto Aparecido Barbosa, IFSC Campus Florianópolis. Avenida Mauro Ramos, Florianópolis.
Quanto: Entrada gratuita e aberta à comunidade (apresentar Documento de Identidade na entrada).