“O Capitalismo dependente latino-americano”, 2º volume da Coleção Pátria Grande

07.01.2013  –  Já está nas bancas e no Iela o segundo volume da coleção Pátria Grande: Biblioteca do Pensamento Crítico Latino Americano, “O Capitalismo dependente latino-americano”, de Vânia Bambirra, importantes intelectual brasileira que tem uma vasta obra ainda desconhecida no Brasil. Vânia é parte de uma geração de destacados cientistas sociais que têm contribuído durante décadas par ao pensamento crítico latino-americano. Fundadora da Organização revolucionária Marxista Política Operária (Polop) ela se vinculou à luta pelo socialismo no Chile de Allende, atuando como professora na Universidade do Chile e na Universidade Nacional Autônoma do México.

O IELA criou “PATRIA GRANDE. Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano”, coordenada pelo professor Nildo Domingos Ouriques, dedicada exclusivamente a publicação no Brasil de obras ainda inéditas de autores clássicos que simplesmente são desconsideradas no Brasil como se de fato não existissem. Mas existem e precisamos conhecê-las. Agora, em função das novas exigências sociais sobre o trabalho intelectual, a formação de nossos cientistas sociais será notoriamente insuficiente sem o pleno conhecimento da inteligência latino-americana, da qual inegavelmente somos partes. Ademais, as exigências sociais sobre o trabalho intelectual que a nova situação do continente nos impõe revelou os limites da marca eurocêntrica da formação universitária e do público culto no Brasil, razão pela qual a antiga e cômoda confiança na tradição colonial europeia já não capaz de contribuir para superar o subdesenvolvimento e a dependência que segue orientando a evolução do país.

A Biblioteca Pátria Grande nasceu portanto para suprir esta enorme lacuna de nossa formação intelectual, tão colonialmente centrada no cânone europeu-estadunidense, expressão acabada do eurocentrismo que começa ceder passagem ao pensamento crítico latino-americano, nossa melhor tradição. Os primeiros 80 volumes já estão escolhidos e em processo de tradução.

A primeira obra foi a de um marxista brasileiro, Ruy Mauro Marini (“Subdesenvolvimento e Revolução”), contra o qual pesava até agora um enorme silencio organizado pelo liberalismo nacional que comanda a vida universitária no país. O segundo volume também é de outra patriota, Vânia Bambirra, mineira como Ruy Mauro, autora de um clássico estudo (“O capitalismo dependente latino-americano”) de 1971 e para o qual recebemos um importante prefácio à edição brasileira.

O terceiro volume, já na gráfica, é “Mais-valia ideológica”, importante estudo do filósofo venezuelano Ludovico Silva.  Contudo, como dissemos, a lista é enorme e o projeto não esconde sua ambição de ver publicado em idioma brasileiro os principais autores que construíram esta linha de reflexão vital sobre nossa realidade que é o “pensamento crítico latino-americano”.

Fonte: IELA UFSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.