Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Quase fechando a edição de hoje me chegaram mais imagens sobre a situação nas estradas do interior de São Miguel do Oeste/SC. A comunidade da linha 8 de março há mais de um mês denunciou a queda de um ônibus transportando crianças e adolescentes. O mesmo deslizou e foi parar na vala.
A matéria do Jornal dos/as Trabalhadores/as no dia 23 de agosto mostrou o sentimento das famílias diante da situação. Em 12 de fevereiro também o Portal Desacato divulgou a denúncia da tentativa do poder público em fechar turmas da escola da linha Dois Irmãos. O fechamento de turmas resultaria em uma ação futura, no fechamento da unidade escolar, conforme disseram os moradores e lideranças naquela ocasião e como mostra a entrevista abaixo.
Agora mais um problema que dificulta a vida das famílias. A falta de manutenção na ponte que dá acesso a comunidade.
Ricardo Souza, que é comunicador popular e mora na comunidade conversou com os moradores. Segundo ele: “Alguns moradores da comunidade disseram que o prefeito de São Miguel do Oeste sabe do ocorrido pois não é a primeira vez que isso acontece. O planejamento segundo o que informaram era de o governo em primeiro lugar investir nas estradas e deixá-las bem cascalhadas e em segundo lugar arrumar a ponte que ainda esse ano já era para ter sido ampliada (erguida) mas até agora nada foi feito”, disse.
A comunidade quer saber o que precisa acontecer para o poder público tomar uma atitude. Quando não se consegue fechar uma escola pela força e organização da comunidade, se tenta de outra maneira, não investindo nas estradas, dificultando o acesso, entre outras coisas.
Fica o questionamento.
_
Claudia Weinman é jornalista, diretora regional da Cooperativa Comunicacional Sul no Extremo Oeste de Santa Catarina. Militante do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).