O café poderá desaparecer por causa das mudanças climáticas

Tradução para Desacato.info: Elissandro dos Santos Santana.

O café poderá desaparecer em um futuro distante, afirma o Instituto do Clima. Uma das bebidas mais consumidas no mundo poderia desaparecer por volta do ano 2080 devido às mudanças climáticas, segundo informou o Instituto do Clima com sede na cidade australiana de Sidney.

Trata-se do café, cuja produção no futuro é bastante questionável. Segundo um relatório do Instituto, para o ano 2050, a metade das terras cultiváveis não será útil para o cultivo de café por causa do aumento das temperaturas e da expansão de fungos e doenças. Se o aquecimento global seguir piorando nos próximos 70 anos, cultivos tais como o café arábico poderá desaparecer, pontuam os especialistas.

No ano 2012, a América Central foi sacudida por uma onda de fungos que causou uma queda de cerca de 2,7 milhões de sacos de café por valor de 500 milhões de dólares, afirma o jornal britânico The Telegraph. O fungo segue proliferando-se e já foi registrado na Colômbia, onde antes não podia sobreviver devido às baixas temperaturas. A broca, a doença mais daninha para esta planta, também se proliferou, a níveis alarmantes e já afeta as plantações que costumavam ser seguras.

A queda na produção de café não somente impactará aos apreciadores desta bebida por todo o mundo, mas, também, a 120 milhões de pessoas em mais de 70 países que dependem desta indústria.

(Com informação de RT)

Fonte: Cubadebate

Fonte foto de capa: Richard Chung/Reuters.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.