Por Luís Felipe Aires Magalhães. Hoje (04-02), ocorreu no Ticen, às 18h, ensaio do Bloco Pula Catraca, que está se preparando para o Carnaval deste ano. Cobrimos o ensaio e entrevistamos a militante Midiã Fraga, integrante da Frente de Luta pelo Transporte, de Florianópolis.
Desacato – Olá, Midiã. Midiã, qual tu consideras que seja a importância do Bloco no contexto da Frente de Luta pelo Transporte?
Midiã Fraga – Tem duas questões. A gente resolve fazer um bloco para dialogar com este momento do ano, com o carnaval em si, e por que neste momento é um pouco difícil mobilizar as pessoas para um ato. Então a gente pensou em uma outra maneira de dialogar a pauta. E aí tem a outra questão, que é a da arte e cultura. Isto facilita muito o diálogo com as pessoas, através das músicas, das alegorias, das coisas que vai ter no bloco… a gente consegue colocar as nossas pautas de uma outra maneira e aí dialogar mesmo com quem às vezes não vai no ato mas pode ir no bloco. Tenta-se chegar nestas pessoas de um outro jeito, diversificar mesmo a maneira de colocar a pauta na rua.
Desacato – Midiã, fala mais um pouquinho pros leitores do Desacato quando que vai sair o Bloco Pula Catraca e qual vai ser o seu trajeto no carnaval de Florianópolis.
Midiã Fraga – Então, o bloco vai sair no sábado, dia 07 de Fevereiro. A concentração está marcada para às 12h, e a gente pretende sair às 13h30m, ali na Praça XV. Da concentração a gente vai fazer um trajeto aqui nas ruas do centro, passar pela Travessa Ratcliff, que tem um samba também neste horário. A gente pretende dar uma voltinha na Avenida Mauro Ramos e voltar. A ideia é ficar aqui mais pelo centro mesmo.
Foto: Luís Felipe Aires Magalhães.