O apagão chinês – qual foi o custo de interrupção de energia?

Por Roberto Quintino.

Ainda sobre o APAGÃO CHINÊS que prejudicou mais de 70 milhões de pessoas acontecido nessa semana, cabem diversos questionamentos e assertivas , dentre elas a seguinte: O modelo proposto pelo Governo Temer quer privatizar o lucro e socializar o prejuízo. Eis governo das trevas.

É importante que se saiba qual o custo do maior apagão da historia do Brasil com 70 milhões de pessoas atingidas. Podemos mensurar que temos os custos diretos para os consumidores, devido à interrupção de sua atividade normal de produção ou de consumo direto, como por exemplo: perda de produção, perda de bem-estar, retomada do processo de produção, deterioração de matéria prima, queima de equipamentos industriais e eletrodomésticos, etc.

Agora questiona-se: Quem vai pagar para sociedade todos os prejuízos? O governo brasileiro, ou o grupo privado chinês da State Grid?

Ledo engano, sabemos que o governo das trevas que levar o Brasil para escuridão, e com certeza, vai encontrar uma forma de perdoar a iniciativa privada, assim como fez com 25 milhões do Itau, os 400 milhões do refis para os grandes empresários, os 100 bilhões para a Oi telefonia e por último o 1 Trilhão para as petroleiras internacionais, esta última medida aprovada com 208 votos favoráveis e 184 contrários, quando a Câmara dos Deputados aprovou, o texto-base da Medida Provisória (MP) 795/2017, que estabelece redução de tributos às petrolíferas estrangeiras na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural. O chamado pacote de bondades significará renúncia de receitas na ordem de R$ 50 bilhões por ano.

Voltando ao APAGÃO CHINÊS, calculando uma ínfima parte do custo direto da interrupção com base no valor do MW HORA do consumidor final, estima-se que o prejuízo seja por volta de 71 milhões de Reais. O tempo do apagão em torno de 5 horas, e considerando 20 GW informado pelo ONS, cotando a 713 reais o valor do MW este será o custo para consumidor final.

A pergunta que não quer calar: Quem vai pagar essa conta? O governo das trevas pretende levar o país à bancarrota, transferindo os nossos melhores recursos para as mãos dos especuladores financeiros. A riqueza aumenta desmesuradamente nas mãos de alguns gananciosos, fruto da privatização dos lucros enquanto, socializando os prejuízos, remete para a miséria quem, com o seu trabalho, contribui para a sobrevivência do Brasil.

Aplicando sempre a mesma receita restritiva sobre quem trabalha – mais impostos e ataques aos direitos que, com sangue e lágrimas, durante décadas, foram conquistados –, as sucessivas crises do capitalismo globalizado conduzem sempre à mesma solução: mais sacrifícios e mais impostos.

Todo este esquema, diabolicamente concebido pelo Governo das trevas , entrega o poder econômico e financeiro na mão de privados gananciosos cujo objetivo é o lucro fácil e a curto prazo. Como sempre a logica é privatizar tudo o que possa dar lucro é o fundamentalismo do governo das trevas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.