Em Plenário na tarde desta quarta-feira, 16, o vereador Lino Peres anunciou dados sobre mais um grande desperdício de dinheiro público da Prefeitura de Florianópolis: o número de servidores comissionados nas secretarias cresceu 64% nos três anos da gestão de Cesar Souza Junior. Após extensa pesquisa da equipe do mandato, dados retirados até o dia 1/12/15 do Portal da Transparência da Prefeitura apontam que havia 491 comissionados lotados em órgãos do Executivo. Isso significa um custo mensal de cerca de R$ 1,83 milhão, totalizando gasto de mais de R$ 22 milhões anuais. Sim, você leu corretamente. Fora o 13°, as férias e as gratificações! Não pudemos contabilizar os dados do IPUF e da Comcap, pois apesar de reiterados pedidos do mandato ainda não foram atualizados no Portal. Agora, perguntamos: qual a justificativa desse aumento? Há real necessidade técnica ou seria apenas uma forma de distribuir cargos a vereadores em troca de apoio político na Câmara?
Segundo pesquisa do IBGE divulgada em abril de 2013, Florianópolis tinha 299 cargos comissionados ao final da gestão Dario Berger. Ao ganhar a eleição, Cesar Souza Junior afirmou que o número de cargos existentes na administração municipal era “excessivo” e assegurou que reduziria em 50% essa quantidade. Mas fez exatamente ao contrário. “Por diversas vezes durante o seu mandato, o Prefeito prometeu que reduziria o número de cargos comissionados, mas o que constatamos com a nossa pesquisa é que a máquina do Executivo não para de inchar. Ele alega que o município está quebrado, o que torna esse aumento injustificável e gera um custo exorbitante aos bolsos do contribuinte”, advertiu o vereador Lino Peres
.
O ato demagógico de reduzir o próprio salário e o dos seus secretários não gerou impacto algum sobre a folha. Resultados reais seriam alcancados com o corte de cargos comissionados inúteis, mas o Prefeito prefere distribuir dinheiro público aos aliados do que investir nas muitas carências de nossa cidade. O mandato do vereador Lino Peres continuará cumprindo seu dever e fiscalizando os atos do Executivo. A incansável busca pela transparência é o caminho para alcançar a ética na gestão pública.
Abaixo, os links para o Portal da Transparência da Prefeitura de Florianópolis, de onde foram retirados os dados citados neste texto.