Novo governo do Níger rompe acordos militares com França

O novo governo nigerino rompeu os acordos de cooperação com a França na área da Defesa, segundo o comunicado publicado pela Tele Sahel.

“Diante da atitude arrogante da França em relação à situação no Níger, o Conselho Nacional de Proteção da Pátria decidiu denunciar os acordos de cooperação em segurança e defesa com esse país”, diz a declaração das autoridades nigerinas divulgada na quinta-feira (3) à noite.

Além disso, o país chamou de volta seus embaixadores na França, Togo, EUA e Nigéria.

Atualmente, o Níger é o fornecedor crucial de urânio para Macron e a sua principal base militar na região. O país acolhe um contingente de 1,5 mil soldados franceses (as próprias Forças Armadas do Níger incluem cerca de 12 mil homens).

 

1 COMENTÁRIO

  1. A France leva urânio, petróleo, e deixa sua arrogância colônia de sempre. O petróleo no delta do Níger é explorado pelas mafiosas petróleieras ocidentais . Os famintos nigerianos ,roubam este petróleo diretamente dos oleodutos e o refinam nos manguezais do Rio Níger. Refinam óleo diesel e gasolina. Estas refinarias clandestinas , geram um desastre ambiental colossal. Mas sabe como é né? Esse negócio de liberte, egalite et fraternite saiu de moda na metrópole. Que dira nas colônias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.