O novo governo nigerino rompeu os acordos de cooperação com a França na área da Defesa, segundo o comunicado publicado pela Tele Sahel.
“Diante da atitude arrogante da França em relação à situação no Níger, o Conselho Nacional de Proteção da Pátria decidiu denunciar os acordos de cooperação em segurança e defesa com esse país”, diz a declaração das autoridades nigerinas divulgada na quinta-feira (3) à noite.
Além disso, o país chamou de volta seus embaixadores na França, Togo, EUA e Nigéria.
Atualmente, o Níger é o fornecedor crucial de urânio para Macron e a sua principal base militar na região. O país acolhe um contingente de 1,5 mil soldados franceses (as próprias Forças Armadas do Níger incluem cerca de 12 mil homens).
—
A France leva urânio, petróleo, e deixa sua arrogância colônia de sempre. O petróleo no delta do Níger é explorado pelas mafiosas petróleieras ocidentais . Os famintos nigerianos ,roubam este petróleo diretamente dos oleodutos e o refinam nos manguezais do Rio Níger. Refinam óleo diesel e gasolina. Estas refinarias clandestinas , geram um desastre ambiental colossal. Mas sabe como é né? Esse negócio de liberte, egalite et fraternite saiu de moda na metrópole. Que dira nas colônias.