Da INFOMONEY:
A três dias do primeiro turno, o prefeito Bruno Covas (PSDB) ampliou a vantagem sobre seus adversários na disputa pela prefeitura de São Paulo, enquanto três candidatos brigam pela outra vaga para o segundo turno. É o que mostra a sétima rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (12).
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 9 e 10 de novembro, o atual prefeito paulistano conta com 34% das intenções de voto – o que corresponde a um salto de 8 pontos percentuais em apenas uma semana. Em seis semanas, o grupo de eleitores que avaliam a atual gestão na cidade como “ótima” ou “boa” foi de 29% para 38%.
Com o último salto, o tucano ampliou a distância de 7 para 19 pontos a distância para o segundo colocado na disputa – agora o líder dos sem-teto Guilherme Boulos (PSOL), que, com 15% das intenções de voto, pela primeira vez aparece numericamente à frente do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos).
A pesquisa mostra Russomanno incapaz de frear uma tendência de queda que já dura quatro semanas. Em 15 de outubro, o parlamentar liderava o pleito com 28% das intenções de voto. Hoje, conta com menos da metade de apoiadores: 12%. Russomanno está numericamente atrás de Boulos, mas em situação de empate técnico. A margem de erro, de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, também o coloca tecnicamente empatado com o ex-governador Márcio França (PSB), que manteve os 10% da semana anterior, e Arthur do Val “Mamãe Falei” (Patriota), que oscilou de 4% para 6%.
Mais atrás na disputa aparecem os candidatos Jilmar Tatto (PT), com 5%; Andrea Matarazzo (PSD) e Joice Hasselmann (PSL), ambos com 2%; Levy Fidelix (PRTB) e Orlando Silva (PC do B), com 1%. Outros candidatos não pontuaram. Votos em branco, nulos e indecisos somam 12% dos eleitores entrevistados.
(…)