Nota pública do FNDC sobre os atos de violência da PM nas manifestações em SP

FNDCO Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) repudia os atos de violência praticados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo contra a população e os jornalistas que faziam a cobertura das manifestações ocorridas nesta quinta-feira (13/6), assim como o posicionamento de parte da mídia brasileira ao criminalizar os manifestantes e ocultar a ação violenta da polícia.

A criminalização das lutas sociais é o padrão de cobertura adotado historicamente pela mídia oligopolizada e hegemônica de nosso país. Algumas reportagens produzidas nos últimos dias por televisões, rádios e jornais, inclusive em seus editoriais, demonstram como se buscou tirar a legitimidade dos protestos populares na capital paulista.

A liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, e a repressão a qualquer ato público com violência e censura fere os princípios da Constituição Federal brasileira, que assegura também a liberdade de imprensa e o direito à informação. São inadmissíveis, portanto, a prisão e a violência cometida contra trabalhadores da comunicação no exercício de sua profissão.

Os tiros disparados contra os manifestantes ferem a liberdade de expressão e os tiros disparados contra jornalistas atingem também a liberdade de imprensa. O Estado brasileiro não pode mais tratar o debate público como um inimigo de guerra.

A luta pelo direito humano à comunicação é uma bandeira histórica dos movimentos sociais brasileiros. Tais acontecimentos reforçam a urgência da democratização das comunicações no país, para que o conjunto da população tenha acesso à pluralidade e diversidade de pontos de vista.

Coordenação Executiva

FNDC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.