Na tarde deste terça-feira, 17 de julho, as organizações que compõe a Vigília Lula Livre em Curitiba, onde o ex-presidente Lula se encontra há mais de 100 dias como preso político, divulgaram uma Nota com o objetivo de tornar público o resultado da audiência de conciliação no Tribunal de Justiça realizada nesta segunda-feira, 16 de julho. O Documento traz o acordo oficial que deverá ser cumprido entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a prefeitura de Curitiba, os moradores do Santa Cândida e a coordenação da Vigília Lula Livre.
Confira a nota na integra:
NOTA DA VIGÍLIA LULA LIVRE
Curitiba, 17 de julho de 2018
Depois de audiência de conciliação no Tribunal de Justiça, ontem (16), com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública do Estado do Paraná, prefeitura de Curitiba, moradores do Santa Cândida e a coordenação da Vigília Lula Livre, chegamos ao seguinte acordo oficial, que será cumprido pelas partes:
1 – Mantemos o direito à livre manifestação, ao uso da chamada Praça Olga Benário, de onde seguiremos diariamente enviando ao ex-presidente a mensagem de “Bom dia”, mantendo esse canal de denúncia da prisão política de Lula e, também, a comunicação dele com a sociedade brasileira.
2 – A Justiça concedeu o direito a seguirmos enviando o “Bom dia” ao presidente do horário das 9h até 9h30, o “Boa noite” das 17h às 17h30. Além disso, nas segundas e quintas-feiras, temos o direito de uso do espaço da praça das 17h às 19h. Informamos que seguiremos lançando o “Bom dia” da Praça Olga Benário, e agora o “Boa tarde” e “Boa noite” será no terreno alugado na frente da superintendência da Polícia Federal, batizado de espaço “Lula Livre”, parte da Vigília. Ali também acontecerão as atividades no final de semana.
3 – Todas as pessoas indignadas com a situação do país e que lutam pela democracia estão convidadas a participar de nossas atividades. Atividades culturais, debates políticos e nossa comunicação alternativa seguirão acontecendo nos espaços alugados pelas organizações da Vigília.
4 – Não podemos ter mais situações como a que ocorreu no dia 15 (segunda) pela manhã, de proibição pela Polícia Militar do trânsito por parte de militantes, jornalistas, entre outros, circularem até o terreno locado. Teremos o direito à mobilidade entre os espaços privados alugados pela Vigília Lula Livre.
5 – O acordo é uma vitória do direito à manifestação, é um repúdio a pequenos agrupamentos de extrema direita que pedem intolerância, é um sinal do respeito que a sociedade de Curitiba tem pela Vigília, que é marcada por solidariedade e por disciplina. Alcançamos 102 dias até aqui denunciando uma situação de injustiça única na História do país, de um presidente popular e referência mundial estar encarcerado sem o completo trânsito em julgado do processo.
6 – Seguiremos respeitando a vizinhança e buscando o diálogo, sobretudo agora na nova localidade, respeitaremos os momentos de silêncio, mas exigimos também respeito aos homens e mulheres das organizações que fazem caravanas para nos visitar.
7 – Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente! Rumo ao registro da candidatura, no dia 15 de agosto em Brasília!
Vigília Lula Livre