O Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina (SINDPD/SC), em nome dos trabalhadores do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (CIASC), vem por meio desta nota, se manifestar a respeito das notícias veiculadas pelos jornais O Globo e SC em Pauta, diante da exposição do nome da empresa.
O CIASC que possui uma trajetória incólume e uma história de serviços de excelência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o Estado de Santa Catarina, prestados por profissionais de alta qualificação e capacidade produtiva. Os trabalhadores não podem admitir que o CIASC seja alvo de graves denúncias sobre a sua conduta profissional por conta de modalidades de contratação pública que não tenham seguido os protocolos e parâmetros mais rigorosos e absolutamente legais do processo licitatório para a contratação de terceiros fornecedores de serviços de tecnologia para o Estado.
A contratação de fornecedores de serviços de tecnologia rodeada de supostas coincidências e relações próximas das pessoas citadas, não reflete o histórico profissional dos trabalhadores comprometidos com a excelência de suas entregas. Cabe destacar sobretudo que a absoluta maioria dos trabalhadores não teve acesso às propostas de Acordos de Parceria veiculadas pela imprensa e ficou, de maneira semelhante ao público em geral, estarrecida com a ordem de grandeza dos valores envolvidos. Esta modalidade de contratação com dispensa de licitação, chamada de Acordo de Parceria, não se configura como um modo de contratação usual para os técnicos do CIASC e, internamente, carecem de esclarecimento para a maior parte do corpo funcional que faz a gestão dos contratos e os fiscaliza diuturnamente.
O CIASC vem enfrentando verdadeira escassez de profissionais há anos e por este motivo encontra-se com sobrecarga de trabalho generalizada sem que a empresa se mobilize para realizar concurso público para incremento e atualização do quadro funcional e possa substituir seus trabalhadores mais antigos com dignidade e segurança. Isso sem contar que o Plano de Carreira está defasado em mais de 20 anos, o que demonstra uma total falta de compromisso histórica do governo com a manutenção da empresa e do seu legado de serviços de excelência em TIC para o Estado. Tudo que esperamos nesses quase 50 anos de história é que o governo se comprometa com a justa e necessária manutenção do quadro de trabalhadores, bastante aquém dos demais estados do Brasil, para que tenhamos capacidade de atender à legislação em vigor e que não seja necessário recorrer a modalidades substitutas ao devido processo licitatório. Ao longo dos anos, o governo tem negligenciado nossa empresa estatal, trocando a direção diversas vezes em um só ano, substituindo gestores e abandonando sistematicamente o planejamento estratégico, deixando o nosso principal cliente, o Estado de Santa Catarina, descontente com a capacidade de entregas do CIASC.
Exigimos uma empresa estatal e não governamental, pois, no fim das contas, quem está sendo desrespeitado é o cidadão catarinense e os servidores estaduais que não podem contar com a estabilidade e qualidade dos serviços de tecnologia prestados com honradez e coragem pelos poucos trabalhadores que restam no CIASC.
SINDPD/SC