A Comissão de Anistia do Ministerio da Justiça expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Brigadeiro Rui Moreira Lima na madrugada (de terça-feira).
Herói nacional veterano combatente na Segunda Guerra Mundial onde atuou em mais de 94 ações de libertação da Europa, defendeu a legalidade contra o Golpe Civil-Militar de 1964 sendo preso, torturado e cassado.
Militar anistiado político, defendeu a reparação de todos os militares cassados e perseguidos políticos exigindo igualdade de exercício de direitos análogos aos membros da reserva, defendeu a anistia e reparação aos cabos da FAB atingidos pela Portaria 1.104 reconhecida como ato de exceção pela Comissão de Anistia.
Como presidente da Associação Democrática Nacionalista de Militares ingressou com amicus curiae na ADPF 153 defendendo a proposta feita Conselho Federal da OAB junto ao STF.
À sua esposa, filhos, familiares e admiradores expressamos nossos sentimentos pela irreparável perda.
Comissão de Anistia
Foto: Sentado na sala de sua casa, o Major-Brigadeiro aponta para a miniatura que representa fielmente o avião que usou na 2ª Guerra. Foto: Ana Helena Tavares